Melo, Kelly Brasil de2024-12-232024-12-232024http://hdl.handle.net/10437/14901O avanço do número de casos de COVID-19 no ano de 2020 obrigou o estado português a anunciar regras para conter a propagação do vírus no país. As consequências destas medidas tiveram impacto na vida da população, não somente em relação à atitude das pessoas quanto à saúde e hábitos de higiene, como também na maneira de realizarem as suas compras. Durante o confinamento, as compras 'online' tornaram-se mais frequentes. A presente investigação teve como objetivo compreender de que forma estas inovações tiveram impacto nos serviços de restauração do distrito de Lisboa. O estudo incluiu a realização de uma pesquisa bibliográfica, com a análise dos estudos já realizados sobre a temática, a caracterização do perfil da amostra, com 167 participantes, e uma análise qualitativa de 10 entrevistas realizadas no distrito de Lisboa, para compreender quais as inovações adotadas pelos estabelecimentos de restauração. Os dados sugerem que as vendas online aumentaram desde o início da pandemia, e o uso de aplicações de 'delivery' foram a principal estratégia de sobrevivência adotada pelos estabelecimentos, ajudando-os a manterem os seus negócios em funcionamento, mesmo com as restrições em vigor. Palavras-chaves: Pandemia, inovação, vendas onlineThe increase in the number of COVID-19 cases in 2020 forced the Portuguese state to announce rules to contain the spread of the virus in the country. The consequences of these measures had an impact on the lives of the population, not only in relation to people's attitude towards health and hygiene habits, but also in the way they make their purchases. During confinement, online shopping became more frequent. The present investigation aimed to understand how these innovations had an impact on sales and impacted restaurant services in the district of Lisbon. The study included carrying out bibliographical research, with the analysis of studies already carried out on the subject, a characterization of the sample, with 167 participants, and a qualitative analysis of 10 interviews in the district of Lisbon, to understand the innovations adopted by establishments. The data suggests that online sales have increased since the beginning of the pandemic, and the use of delivery applications was the main survival strategy adopted by establishments, helping them to keep their businesses running, even with the restrictions in place. Keywords: Pandemic, Innovation, Online sales.application/pdfporopenAccessMANAGEMENTBUSINESS MANAGEMENTPANDEMICSINNOVATIONE-COMMERCEMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DE EMPRESASPANDEMIASINOVAÇÃOCOMÉRCIO ELETRÓNICOMestrado em Gestão de EmpresasInovação nas vendas online a partir da pandemia no setor da restauraçãomasterThesis203704371