Silva, Maria Odete Emygdio daCoelho, Fernanda Maria da Silva2014Silva , M O E D & Coelho , F M D S 2014 , ' Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental ' , Default journal .1646-3730Revista Lusófona de EducaçãoNeste artigo apresenta-se a evolução conceptual de deficiência mental ou défice cognitivo até recentemente, quando o conceito de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) começou a ser utilizado em substituição daqueles, num acertar de passo com as reflexões produzidas sobre esta problemática, que evidenciaram a conotação negativa e pejorativa do termo deficiência. Na escola, o conceito que agora se pretende generalizar implica também uma mudança de paradigma no atendimento a crianças e jovens que apresentam tais dificuldades, uma vez que aponta para que o mesmo deixe de ser feito com base no grau de deficiência atribuído para passar a basear-se nos apoios efetivamente necessários.This paper shows how the concept of mental deficiency or cognitive deficit has evolved until recent times, when it was replaced by the concept of intellectual and development difficulties as a result of reflections around this problem that underlined the negative or pejorative connotations of the deficiency term. At school, this new concept also implies a change of paradigm when educating children and youngsters with said difficulties, since it suggests that it must not be based on disability degree but, instead, on which support this population actually needs.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃODEFICIÊNCIA MENTALDÉFICE COGNITIVODIFICULDADES DE APRENDIZAGEMEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISBRASILBRAZILEDUCATIONMENTAL IMPAIRMENTCOGNITIVE DEFICITLEARNING DISABILITIESSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSDa deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental