Quico,Célia2022Quico , C 2022 , ' Memórias imersivas da Nazaré : mergulhar no passado e especular sobre o futuro com as fotografias estereoscópicas de Álvaro Laborinho ' , Revista Lusófona de Educação .1645-7250Revista Lusófona de EducaçãoAqui o convite a mergulhar no passado é ancorado num caso particular: a colecção de 49 pares de fotos estereoscópicas da Nazaré de autoria de Álvaro Laborinho, datadas de inícios do século XX, que integram a coleção do Museu Dr. Joaquim Manso da Nazaré. Este núcleo de fotografias inclui chapas em vidro e cartões estereoscópicos, materiais estes datados de 1913 a 1932. Estas fotografias repetem muitos dos temas das outras fotos “standard” de Álvaro Laborinho, como sejam as paisagens marítimas, paisagens campestres, banhistas na praia, pescadores e mulheres na praia, eventos diversos da Nazaré, família e amigos de Álvaro Laborinho. A análise temática destas imagens é o foco deste artigo, que conta ainda com a breve apresentação do projecto exploratório transdisciplinar “Nazaré Imersiva”, que teve por base esta colecção de fotografias estereoscópicas. Construir pontes entre a tradição da fotografia estereoscópica e a inovação dos vídeos 360º foi um dos principais objectivos do projeto “Nazaré Imersiva”. Meios distintos para atingir o mesmo fim: a experiência de imersão num outro mundo, num outro espaço-tempo, numa outra realidade. Mais concretamente, o projecto “Nazaré Imersiva” também teve por objectivo proporcionar uma breve viagem no tempo, com início em 1920 e final em 2120, convidando um mergulho no passado para se reflectir sobre o presente e se especular sobre o futuro.: Here, the invitation to dive into the past is anchored in a particular case: the collection of 49 pairs of stereoscopic photos of Nazaré by Álvaro Laborinho, dating from the early 20th century, which are part of the Museum Dr. Joaquim Manso of Nazaré. This collection of photos includes glass plates and stereoscopic cards, materials from 1913 to 1932. These photographs repeat many of the themes of the other standard photos by Álvaro Laborinho, such as seascapes, countryside landscapes, bathers on the beach, fishermen and women on the beach, various local events in Nazaré, family and friends of Álvaro Laborinho. The thematic analysis of these images is the focus of this article, which also includes the presentation of the transdisciplinary exploratory project “Nazaré Imersiva”, which was based on this collection of stereoscopic photographs. Building bridges between the tradition of stereoscopic photography and the innovation of 360º videos was one of the main objectives of the “Nazaré Imersiva” project. Different means to reach the same end: the experience of immersion in another world, in another space-time, in another reality. More specifically, the “Nazaré Imersiva” aimed to provide a brief of time-travel, starting in 1920 and ending in 2120, inviting to dive into the past to reflect about the present and to speculate about the future. Keywords: immersive media; stereoscopic photography; media archeology; archive; memoryapplication/pdfporopenAccessFOTOGRAFIA ESTEREOSCÓPICAOBJETOS MUSEOLÓGICOSEDUCAÇÃOFOTOGRAFIAMUSEOLOGICAL OBJECTSEDUCATIONPHOTOGRAPHYSTEREOSCOPIC PHOTOGRAPHYMemórias imersivas da Nazaré : mergulhar no passado e especular sobre o futuro com as fotografias estereoscópicas de Álvaro Laborinhoarticlehttp://hdl.handle.net/10437/13919