Estêvão, Carlos V.2011-11-042011-11-0420111646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1470Revista Lusófona de EducaçãoApós uma breve análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, apresentam-se três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir deste enquadramento, e depois de reflectir sobre o lugar da justiça e dos direitos na educação, o autor aborda a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecedoras de uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos.After a brief review of human rights theoretical perspectives according to the prevailing conceptions of state, the author presents three understandings of democracy: deliberative democracy, communicative democracy and democracy as human rights. From this framework, and taking into account the place of justice and rights in education, the author addresses a critical perspective of human rights education and its implications for conceptions of school, school culture, curriculum, learning, committed to emancipatory democracy.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONDEMOCRACIADEMOCRACYDIREITOS HUMANOSHUMAN RIGHTSJUSTIÇAJUSTICEDemocracia, direitos humanos e educaçãoarticle