Silveira, Maria João Castelbranco, orient.Gargalo, Sofia Isabel Lopes António2023-05-162023-05-162023http://hdl.handle.net/10437/13881Orientação: Maria João Nunes dos Santos Castel Branco da SilveiraPreocupada com a motivação dos meus alunos, de sétimo ano na disciplina de educação visual, coloquei a questão da promoção da sua apetência pelo ensino usando como instrumento o jogo, e pude comprovar que a ludicidade sublinha em sala de aula a sua abertura, a sua predisposição com mais facilidade do que uma aula clássica, sem esta metodologia didática. Para isso usei, como forma de comprovação, um questionário composto por quinze perguntas fechadas e uma aberta, no qual pude comprovar que a minha suspeita inicial era confirmada, dado que os resultados (mesmo após um período difícil) foram no final alcançados com mais qualidade.Concerned about the motivation of my seventh-year visual education students, I posed the question of promoting their appetite for teaching using games as a tool, and I was able to confirm that playfulness in the classroom underlines its openness, its predisposition more easily than a classic class, without this didactic methodology. For this, I used, as a form of proof, a questionnaire composed of fifteen closed questions and one open one, in which I was able to prove that my initial suspicion was confirmed, given that the results (even after a difficult period) were in the end achieved with more quality.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISVISUAL ARTS TEACHINGEDUCAÇÃO VISUALVISUAL EDUCATIONRELATÓRIOS DE ESTÁGIOINTERNSHIP REPORTSPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMTEACHING-LEARNING PROCESSJOGOS LÚDICOSRECREATIONAL GAMESO jogo no ensino das artes visuais : o caso de uma turma de 7.º em educação visualmasterThesis203284437