Oulahal, Rachid2022Oulahal , R 2022 , ' Education in the French Outermost Regions : interculturation as a basis for a necessary work of memory? ' , Revista Lusófona de Educação .1645-7250Revista Lusófona de EducaçãoAs regiões ultraperiféricas francesas fazem parte da União Europeia, embora estejam geograficamente distantes da França continental. Além disso, essas regiões inscrevem-se na História de França, embora também tenham a sua própria História à parte da França, uma História fundamentada nas suas geografias mas também uma História entre escravidão e colonização. Em 2022, a educação ainda é uma prioridade e um enigma para o governo francês quando se trata das suas regiões ultraperiféricas (Guadelupe, Guiana, La Reunion, Martinica, Mayotte e San-Martin). Fortes diferenças têm sido apontadas entre esses ambientes e a França continental no que diz respeito ao sistema educacional e à sua eficiência. A principal questão para o governo francês é, de facto, que as regiões ultraperiféricas são diferentes da França continental, mas também são muito diferentes entre si. Essas várias disparidades tornam difícil pensar num sistema escolar e currículo comuns. O objetivo deste artigo é fornecer uma atualização sobre as questões educacionais com as quais a França tem que lidar em relação às suas regiões ultraperiféricas. Em seguida, investigaremos como essas questões podem estar relacionadas com as questões de memória, tanto individual quanto coletiva, e como uma perspetiva intercultural pode ser vista como base para um trabalho de memória necessário para um sistema educacional mais adequado.The French outermost regions are fully part of the European Union though they are geographically distanced from continental France. Moreover, these regions inscribe within France’s history though they also have their own history apart from France, a history grounded within their geographical surroundings but also a history between slavery and colonization. In 2022, education is still both a priority and an enigma for the French government when it comes to its outermost regions (Guadeloupe, Guyana, La Reunion, Martinique, Mayotte and Saint-Martin). Strong differences have been pointed out between these environments and metropolitan France regarding the education system and its efficiency. The main issue for the French government is indeed that the Outermost regions are different from metropolitan France but they are also very different from one to another. These various disparities make it difficult to think of a common school system and curriculum. The goal of this article is to provide an update on education issues France has to deal with regarding its outermost regions. We will then investigate how these issues can be related to memory matters, both individual and collective, and how an intercultural perspective can be regarded as a basis for a necessary work of memory towards a more appropriate educational system.application/pdfengopenAccessEDUCAÇÃOUNIÃO EUROPEIAFRANÇAINTERCULTURALIDADEREGIÕES ULTRAPERIFÉRICASINTERCULTURALITYOUTERMOST REGIONSFRANCEEUROPEAN UNIONEDUCATIONEducation in the French Outermost Regions : interculturation as a basis for a necessary work of memory?article