Carvalho, Luís Rodrigues Faria de, orient.Amador, Jorge Vítor de Jesus2018-12-142018-12-142018http://hdl.handle.net/10437/9237Orientação: António Luís Rodrigues Faria de Carvalho ; co-orientação: Alcina Manuela de Oliveira MartinsEnsino, aprendizagem e avaliação são variáveis do mesmo fenómeno com processos e interações comuns, os quais têm sido objeto de variados estudos. O conceito de avaliação educacional evoluiu ao longo dos tempos e a operacionalização desta é crucial no processo ensino-aprendizagem. É, assim, razoável esperar que os docentes tenham adquirido na sua formação académica uma sólida bagagem em avaliação, e que a complementem e atualizem ao longo da sua carreira através de formação continua e que, portanto, as suas práticas avaliativas sejam as mais adequadas. Neste estudo, vamos averiguar a validade destes pressupostos. Assim, estabelecemos os seguintes objetivos: Identificar, para o exercício da avaliação das aprendizagens em Física e Química A, a formação académica; as dificuldades que os docentes sentem, as necessidades de conhecimentos e habilidades para tal e, propor um programa de desenvolvimento de competências dos professores para otimizar a avaliação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, centrada em análise documental, entrevistas e focus group. Concluímos que a formação inicial e contínua tem vindo a trazer poucos contributos para a capacitação dos professores na avaliação das aprendizagens e que existem dificuldades na operacionalização dos processos avaliativos. Consideramos, deste modo, ser importante a necessidade de implementação de um modelo de capacitação para adotar um dispositivo avaliativo potenciador de aprendizagens significativas.Teaching, learning and evaluation are variables of the same phenomenon with common processes and interactions, which have been object of several studies. The concept of educational evaluation has evolved over time and its implementation is crucial for the teaching-learning process. It is, therefore, reasonable to expect that teachers have developed during their academic training a solid evaluation background, and that they complement and update it throughout their career through continuous training and that, therefore, their evaluation practices are the most adequate. In this study the validity of these assumptions will be checked. Hence, the following goals have been established: Identifying, for the exercise of evaluating learning in Physics and Chemistry A, the academic training; the difficulties teachers encounter; the need of knowledge and skills and proposing a teacher ability development program in order to optimize evaluation. A qualitative approach was used, focusing on documentary analysis, interviews and focus group. We conclude that initial and continuous training has been making few contributions to the qualification of teachers under evaluation and that there are difficulties in the operationalization of evaluation processes. In this way, we consider the need to implement a training model to adopt an evaluative device that promotes meaningful learning.application/pdfporopenAccessDOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOAVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENSCOMPETÊNCIAS PROFISSIONAISENSINO DA FÍSICAENSINO DA QUÍMICAAVALIAÇÃO FORMATIVAAVALIAÇÃO SUMATIVAFORMAÇÃOEDUCATIONSTUDENT ASSESSMENTPROFESSIONAL SKILLSPHYSICS TEACHINGCHEMISTRY TEACHINGFORMATIVE ASSESSMENTSUMMATIVE ASSESSMENTTRAININGConhecimentos e habilidades dos professores para a avaliação das aprendizagens em física e química a: um modelo para a otimização das competências necessárias no processo avaliativodoctoralThesis101578075