Moutinho, Mário Caneva, orient.Duarte, Rosa Serradas, orient.Almeida, José Manuel Rodrigues de2019-06-192019-06-192018http://hdl.handle.net/10437/9612Orientação: Mário Caneva Moutinho ; Rosa Serradas DuarteEste estudo, cujo título é “Espaço Escolar e Inclusão: a intervenção da Parque Escolar em escolas secundárias (2007/2011)”, aborda a inclusão escolar a partir de uma visão do seu espaço nas escolas secundárias, e teve como base a intervenção sobre os edifícios realizada pelo programa Parque Escolar. O foco do estudo no Ensino Secundário relaciona-se, por um lado, com a requalificação da rede das Escolas do Ensino Secundário efetuada pela Parque Escolar e, por outro, com o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos. Esta medida trouxe para as escolas secundárias alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) que, em muitos casos, terminavam o seu percurso escolar em escolas do ensino básico. A qualidade do espaço físico escolar é preponderante na promoção das aprendizagens de todos os alunos e particularmente, nos alunos com NEE, uma vez que estes têm mais limitações, de cariz muito diverso e a requerer adaptações, também elas muito diversas. É no cruzar destas realidades que se resume o objetivo do presente estudo: analisar de que modo o espaço físico e os recursos existentes nos edifícios escolares intervêm nas aprendizagens dos alunos com NEE, tomando como referência a requalificação da Parque Escolar, de acordo com a opinião de diretores de escolas, coordenadores de departamento e docentes do ensino secundário, percecionando se essas alterações contribuíram para a inclusão de alunos com NEE. Esta investigação, na tentativa de dar resposta à sua questão de partida, abarcou três dimensões, que emergiram, desde logo, das entrevistas exploratórias: a arquitetónica, a ambiental, e a tecnológica. Embora sendo um estudo essencialmente qualitativo, utilizou-se uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa). Recolheram-se dados por entrevista a especialistas em arquitetura escolar e em inclusão e, inquéritos por questionário. Utilizou-se, ainda, procedimentos oriundos na “Grounded Theory”, pela necessidade que se foi encontrando ao longo deste estudo pelos dados recolhidos que abriram novas orientações na investigação. As conclusões apontam para uma melhoria significativa das infraestruturas dos edifícios escolares e das soluções arquitetónicas adotadas no que respeita à qualidade dos espaços físicos como fator facilitador da inclusão. Porém, em relação às ferramentas e instrumentos informáticos adaptáveis a estes alunos, evidencia-se alguma inquietação, sobretudo, pela escassez de meios para o acolhimento e respostas educativas adequadas e para que se possa cumprir o desígnio da Inclusão nas escolas do ensino secundário.This study, whose title is “Espaço Escolar e Inclusão: a intervenção da Parque Escolar em escolas secundárias (2007/2011)”, addresses the school inclusion from a vision of its space in secondary schools, and was based on the intervention on buildings conducted by the program Parque Escolar. The centre of the study in secondary education is related, on the one hand, with the requalification of the secondary schools network conducted by the Parque Escolar and on the other, with the enlargement already expected of compulsory education for 12 years. This measure brought to secondary school pupils with special educational needs (SEN) that, in many cases, ended their school educational path in elementary schools. The quality of the school physical space is predominant in promoting the learning of all students and particularly, the pupils with SEN, since these have more limitations, some very diverse which require adjustments, those also very diverse. The crossing of these realities summarizes the problematic of the present study: to analyze how the physical space and resources in the school buildings intervene in the learning process in pupils with SEN, taking as a reference the Parque Escolar requalification, according to the opinion of school principals, school department coordinators and secondary school teachers, in order to understand whether these amendments contributed to the inclusion of SEN students. This investigation, in an attempt to answer the starting issue and covered three dimensions, that soon emerged from the exploratory interviews: the architectural, the environmental, and the technological. In spite of being an essentially qualitative study, a mixed methodology (quantitative and qualitative) was used. Data was collected by interviews to specialists in school architecture and inclusion and by questionnaire. The study also used procedures from the "Grounded Theory" by the necessity that was found throughout this study and, as well, through the data collected that opened new guidelines in the investigation. The conclusions point to a significant improvement in the infrastructures of the school buildings and the architecture solutions adopted, regarding the quality of physical spaces as an enabling factor of inclusion. However, in relation to the tools and software instruments adaptable to these pupils, it raises some concern, above all, by the shortage of means for the reception and appropriate educational responses, and to fulfil the purpose of inclusion secondary schools.application/pdfporopenAccessDOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOENSINO SECUNDÁRIOESCOLASPARQUE ESCOLARINCLUSÃO ESCOLARREQUALIFICAÇÃO ARQUITETÓNICAEDUCATIONSECONDARY EDUCATIONSCHOOLSSCHOOL BUILDINGSSCHOOL INCLUSIONARCHITECTURAL REQUALIFICATIONEspaço escolar e inclusão: a intervenção da parque escolar em escolas secundárias (2007/2011)doctoralThesis101516800