Guilherme, Manuela, orient.Carteiro, Lígia Diogo2016-10-142016-10-142013http://hdl.handle.net/10437/7375Orientação: Manuela GuilhermeEste trabalho de investigação propõe uma nova abordagem relativa ao processo de ensino das artes visuais de forma a facilitar a expressão essencial individual a partir da inter-relação social. Num período actual de intensivas acções culturais recíprocas e aparentemente sem fronteiras, torna-se necessária a justa legitimidade de nos fazermos existir num discurso próprio que se permita dizer. Esta proposta explora este fenómeno a partir do conceito de rizoma e seus princípios, analisando em tempo real as construções visuais sequenciais de três casos estudo. Na reflexão que se pratica com o outro, a diferença actua como estímulo, permitindo alcançar um novo conhecimento de si auto-reflexivo. Na análise dos dados obtidos, evidenciaram-se discursos artísticos particulares e diferenciadores de cada um, de forma a entender a importância da mediação dialógica que proporcionou o reencontro identitário. Permitiu compreender a constituição do indivíduo em grupo num meio sustentável e a sua libertação de um sistema normativo simbólico aglutinador de saberes. A identidade é a procura que se pretende respeitada e possível de ser revelada na possibilidade estimulada pelo processo. A compreensão da acção permitiu a visualização de toda uma estrutura não hierárquica, gerada em rede e assente na oportunidade que se revelou pela liberdade expressiva.This research proposes a new approach to the teaching of visual arts in order to facilitate the expression of individual essence through social interaction. In the current period of intensive reciprocal and apparently borderless cultural activities, it turns out necessary to enable legitimate spaces where identities may be expressed and evolve while interacting within different networks. This proposal explores this phenomenon from the concept of rhizome and its principles, analyzing real-time visual constructions in a sequential study of three cases. Through cooperative reflection, difference acts as a stimulus, allowing to reach a new self-reflective understanding of themselves. Data analysis showed artistic discourses particular to each individual and, therefore, differentiation them from each other, enhancing the importance of dialogical mediation which allowed the encounter of identities. It also provided an opportunity to perceive the development of individuals while interacting in a group, in a sustainable context, and their release from a castrating symbolic normative system of knowledge. Identity is here personified in the search, which is meant to be respected and can be revealed through a potential that is stimulated by the process. The perception of agency made visible an entire non-hierarchical structure, generated in networking and based upon the opportunity enabled by freedom of expression.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISEDUCAÇÃO VISUALAPRENDIZAGEMVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL EDUCATIONLEARNINGVISUAL ARTSEDUCAÇÃOEDUCATIONA expressão identitária através do processo rizomático nas artes visuaismasterThesis201339803