Gonçalves, Rosana Peixoto2005Gonçalves, R P 2005, 'Profissionais da educação e sua forma de atuação na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental', Revista Lusófona de Educação, vol. 5, no. 5, pp. 143-152.1646-401XProfissionais da educação de vários setores da sociedade vêm discutindo a concepção de educação, a função da escola, a relação entre conhecimento escolar e a vida social e cultural e o trabalho profi ssional do professor. Ao mesmo tempo em que propõem uma nova educação escolar, um novo papel para o professor, preconizam, a partir de novas práticas pedagógicas inovadoras, a atuação diferenciada da categoria às novas demandas sociais.Education professionals and other sections of society have been discussing the concept of education, the function of the school, the relationship between school knowledge and the social and cultural life, and the teacher’s professional life. At the same time that a new school education and a new role for the teacher are being proposed, a specialized professional performance towards new social requirements is being defended, with innovative educational practices.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOPRÁTICAS PEDAGÓGICASFORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESTEACHERS EDUCATIONProfissionais da educação e sua forma de atuação na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamentalEducational professionals and their training to intervene in pre-primary education and the beginning years of basic educationarticle