Rosa, Bruno Avelar, orient.Cossermelli, Marcela Ribeiro2023-10-042023-10-042023http://hdl.handle.net/10437/14165Orientação: Bruno da Cunha Luís de Avelar RosaEste relatório de estágio apresenta os detalhes da intervenção pedagógica ao nível das decisões, reflexões, balanços, estratégias adotadas e soluções encontradas. Na área da Lecionação foram aplicadas sucessivas estratégias para contornar os obstáculos apresentados pela turma. Estas foram exploradas no projeto “A EF como escola dos valores psicossociais” desenvolvido para servir de apoio à gestão das aulas. No projeto Professor a Tempo Inteiro, expandi a gama de estratégias estudando as diferenças comportamentais mais esperadas entre anos de escolaridade. Na área da Direção de Turma foram assumidos os processos de coordenação e vincada a interdisciplinaridade através do projeto “90 anos de globalização”, fomentando o trabalho cooperativo no Conselho de Turma. A Saída de Campo denominada “Jogos Olímpicos da Portela 2023” foi o evento culminante da interdisciplinaridade e transfere de conhecimentos. Na área do Desporto Escolar aprofundei o conhecimento na Ginástica Acrobática e contribuí para melhorar o desempenho das atletas através do projeto “A ansiedade pré-competitiva”. Na área do Seminário foi desenvolvida uma investigação que atuou no problema evidenciado pela Direção no Projeto Educativo com tema “A interdisciplinaridade no Conselho de Turma”. Foi apresentado o projeto desenvolvido na Direção de Turma como uma das soluções dentre outras. Palavras-chave: interdisciplinaridade, valores psicossociais, trabalho cooperativo, ansiedade pré-competitivaThis internship report presents the details of the pedagogical intervention in terms of decision making, reflections, assessments, adopted strategies, and solutions found. In the Teaching area, successive strategies were applied to overcome the obstacles presented by the class. These strategies were explored in the project “Physical Education as a School of Psychosocial Values” developed to support classroom management. In the Full-Time Teacher project, I expanded the range of strategies by studying the expected behavioral differences between grade levels. In the Class Coordination area, the coordination processes were carried out and interdisciplinarity was emphasized through the project “90 years of Globalization”, fostering cooperative work within the Class Council. The Field Trip designated “Portela 2023 Olympic Games” was the culminating event of interdisciplinarity and knowledge transfer. In the Afterschool Sports area, I deepened my knowledge of Acrobatic Gymnastics and contributed to improving the athletes' performance through the project “Pre-competitive Anxiety”. In the Seminar area, an investigation was conducted to address the problem disclosed by the School Director in the Educational Project entitled “Interdisciplinarity within the Class Council”. The project developed in the Class Coordination area was presented as a possible solution among others. Keywords: interdisciplinarity, psychosocial values, cooperative work, pre-competitive anxietyapplication/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOSPORTEDUCAÇÃO FÍSICAPHYSICAL EDUCATIONINTERDISCIPLINARIDADEINTERDISCIPLINARITYAPRENDIZAGEM COOPERATIVACOOPERATIVE LEARNINGANSIEDADEANXIETYDESPORTO ESCOLARSCHOOL SPORTSDIRETORES DE TURMAFORM TEACHERSRelatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Agrupamento de Escolas da Portela e MoscavidemasterThesis203360990