Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Nogueira, Sandra Maria da Silva2016-12-282016-12-282013http://hdl.handle.net/10437/7521Orientação: Ana Paula SilvaA massificação do ensino aumentou a heterogeneidade discente, as desigualdades sociais, bem como o número de alunos nas escolas, resultando daí situações problemáticas, outrora pouco recorrentes, como é o caso da indisciplina. Perante tais mudanças, espera-se cada vez mais dos professores uma maior diversidade de competências profissionais, para que possam responder apropriadamente às exigências que se lhes colocam. Entregues a si próprios, sem o devido acompanhamento e formação, aliada à deterioração do estatuto socioprofissional, os professores mergulham numa grave crise de identidade, conduzindo-os a sentimentos de resistência às mudanças, à desmotivação profissional e à impotência face às situações com que se deparam. Segundo a revisão da literatura, os professores que têm maior dificuldade em lidar com a indisciplina entram mais facilmente em stress, apresentando uma elevada percentagem de exaustão emocional, altos níveis de despersonalização, uma menor realização pessoal e, consequentemente, pouca satisfação profissional. Assim sendo, é premente repensar o potencial da formação contínua para o desenvolvimento pessoal e profissional na renovação do professor, rumo ao sucesso e ao seu bem-estar. Conscientes desta necessidade, apresenta-se aqui um projeto de Oficina de Formação, que tem como campo de ação a formação contínua de professores focalizada no desenvolvimento pessoal e profissional, visando não só a prevenção/combate da indisciplina, mas também o aumento do bem-estar docente.The massification of education has increased student heterogeneity, social inequalities, and the number of students in schools, thereby resulting the emergence of problematic situations that were not common before, such as indiscipline. In view of these changes it is expected that teachers master an increasingly greater diversity of professional skills, so that they can appropriately respond to the demands they face. Left to their own devices, without the proper monitoring or training, and having to endure the deterioration of their social and professional status, teachers struggle with an identity crisis that is leading them to feelings of resistance to change, lack of motivation and a sense of impotence caused by their inability to deal with the situations they are confronted with. According to the literature review, teachers that have more difficulty in dealing with indiscipline, easily feel more stressed, displaying a higher percentage of emotional exhaustion, high levels of depersonalization, feelings of low personal achievement and consequently low job satisfaction. Therefore, it is urgent to rethink the potential of continuous teachers training for personal and professional development leading to the revitalization of teachers, their success and well-being. Aware of this need, we present a training workshop project, which has ongoing teacher training as its field of action, focusing on personal and professional development in order to prevent/combat the indiscipline as well as increase teachers' well-being.application/pdfporclosedAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOINDISCIPLINA ESCOLARSATISFAÇÃO PROFISSIONALFORMAÇÃO DE PROFESSORESDESENVOLVIMENTO PESSOALDESENVOLVIMENTO PROFISSIONALBEM-ESTAREDUCATIONSCHOOL INDISCIPLINEPROFESSIONAL SATISFACTIONTEACHERS EDUCATIONPERSONAL DEVELOPMENTPROFESSIONAL DEVELOPMENTWELL-BEINGContributo da formação contínua para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores no combate à indisciplinamasterThesis201454106