Monteiro, Miguel José Trigueiro2024-11-192024-11-192024http://hdl.handle.net/10437/14724O estágio pedagógico está inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e, ao longo deste relatório, são realizados balanços e reflexões em todas as áreas contempladas neste processo. Este ano de estágio pedagógico serve para dar aos estagiários ferramentas e orientação para o futuro profissional na área do ensino. O documento está dividido da seguinte forma: Introdução, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, o Seminário e, por fim, a conclusão. Na área da lecionação, os alunos melhoraram tendo em conta a avaliação inicial tendo sido trabalhadas as prioridades de cada aluno ao longo do ano. Realizei balanços informais juntamente com o orientador no final de cada aula e balanços mais formais no final de cada Unidade Didática e no final de cada uma das etapas. Esta reflexão constante permitiu que os objetivos fossem sempre ajustados para os alunos. Na área da Direção de Turma realizei dois projetos interdisciplinares. Participei nas aulas de cidadania onde tive papel fundamental na realização destes mesmos projetos definindo objetivos, criando critérios e orientar os alunos para a realização dos projetos. A Saída de Campo foi articulada com estes mesmos projetos onde tiveram em atenção o trabalho interdisciplinar sobre "Alimentação Saudável". Na área do Desporto Escolar tive papel fundamental na matéria de Ginástica de Grupo, onde houve melhorias significativas por parte dos alunos envolvidos e por parte da minha atuação nesta modalidade que era uma lacuna na minha atuação profissional. Aprendi novos métodos de ensino, novas progressões e, ao longo do ano, senti-me muito mais preparado para a lecionação nesta área. No Seminário, intervim sobre a flexibilidade da escola, sendo este um problema abrangente a todos os anos de escolaridade na Escola Básica do Bom Sucesso. Detetei esta lacuna através da caracterização que fiz e apresentei uma proposta de um plano de flexibilidade ao Grupo de Educação Física. O Grupo percebeu que era necessário intervir neste aspeto e, para provar a importância e validar o meu plano, realizei uma intervenção de 4 semanas, em três turmas, tendo os resultados sido corroborados com a bibliografia. Palavras-chaves: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Flexibilidade; Alimentação SaudávelThe pedagogical internship is part of the Masters in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, and throughout this report, balances and reflections are made in all areas covered in this process. This pedagogical internship year serves to give the interns tools and guidance for the future professional in the area of teaching. The document is divided as follows: Introduction, Teaching, Class Direction, School Sports, the Seminar, and finally the conclusion. In the area of teaching, the students improved in relation to the initial assessment, and the priorities of each student were worked on throughout the year. I conducted informal debriefings with the tutor at the end of each lesson and more formal debriefings at the end of each Teaching Unit and at the end of each of the stages. This constant reflection allowed the objectives to be adjusted for the students and a formative evaluation was always made in order to regulate teaching in a more effective way. In the area of Class Direction I carried out two interdisciplinary projects that each culminated in a final product. I participated in citizenship classes where I played a key role in the realization of these projects by defining objectives, creating criteria and guiding students to carry out the projects. The Field Trip was articulated with these same projects where they took into account the interdisciplinary work about "Healthy Eating". In the area of School Sports, I played a fundamental role in Group Gymnastics, where there were significant improvements on the part of the students involved and in my performance in this sport, which was a gap in my professional performance. I learned new teaching methods, new progressions, and throughout the year I felt much more prepared for teaching in this area. In the Seminar, I spoke about the flexibility of the school, this being a problem that covers all the school years at Escola Básica do Bom Sucesso. I detected this gap through my characterization and presented a proposal of a flexibility plan to the Physical Education Group. The group realized that it was necessary to intervene in this aspect and, to prove the importance and validate my plan, I carried out a 4-week intervention in three classes, and the results were corroborated with the bibliography. Keywords: Teaching; Class Management; School Sports; Flexibility; Healthy eatingapplication/pdfporopenAccessSPORTPHYSICAL EDUCATIONTEACHINGFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSHEALTHY NUTRITIONFLEXIBILITYMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINODIRETORES DE TURMAALIMENTAÇÃO SAUDÁVELFLEXIBILIDADEMestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e SecundárioRelatório de estágio pedagógico em educação física Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Bom SucessomasterThesis203592670