Navarrete Cazales, ZairaAlcántara Santuario, Armando2015Navarrete Cazales , Z & Alcántara Santuario , A 2015 , ' Universidades interculturales e indígenas en México : desafíos académicos e institucionales ' , Revista Lusófona de Educação , vol. 31 , no. 31 , pp. 145-160 .1646-401XNeste artigo, discutem-se as normas legais estabelecidas para que a educação seja inclusiva e includente no Estado mexicano, especialmente, no que diz respeito às políticas voltadas para a educação superior. Posteriormente, abordamos a questão das universidades indígenas e interculturais no México, que foram criadas como uma forma de considerar a comunidade indígena como sujeito de intervenção. O Programa Nacional de Desenvolvimento dos Povos Indígenas 2001-2006 foi estabelecido como uma ação estratégica para transformar instituições, realocar funções, aperfeiçoar o seu desempenho e criar espaços institucionais para tornar o atendimento aos povos indígenas mais efetivo. Até este momento, existem nove instituições de ensino superior com orientação intercultural. A base empírica deste trabalho é constituído por um conjunto de documentos que regulamentam e instituem diretrizes para ações de inclusão e equidade visando a coesão social no México. Este texto é o resultado de uma pesquisa mais ampla que faz parte do “Programa-Marco Interuniversitário de Política de Igualdade e Coesão Social na Educação Superior”, como parte do trabalho da Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE).This article analyses the laws and regulations recently enacted by the Mexican state aimed at widening inclusiveness in education for the indigenous population, particularly at the higher education level. Subsequently, the issue of indigenous and intercultural universities in Mexico, which were created as a way to meet the needs and demands of the indigenous peoples, is also addressed. The National Development Programme for Indigenous Peoples 2001-2006 has as a strategic line to transform the institutions, reallocate their institutional functions, adapt their performance to the needs and aspirations of the indigenous communities and create institutional spaces in order to provide a more effective attention to students with an indigenous etnic background. To date there are nine institutions of higher education with intercultural orientation in Mexico. The empirical reference of this article was a set of documents that regulate and guide actions regarding inclusion and equity for social cohesion in Mexico. This paper is derived from a larger research that is part of the “Interuniversity Policy Framework Programme for Equity and Social Cohesion in Higher Education”. This investigation has been carried out by the Ibero American Network for Research in Educational Policy (RIAIPE).application/pdfporopenAccessMULTICULTURALISMOEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORINCLUSÃO SOCIALEQUIDADECOESÃO SOCIALSOCIAL COHESIONMULTICULTURALISMEDUCATIONHIGHER EDUCATIONSOCIAL INCLUSIONEQUITYSDG 17 - Partnerships for the GoalsUniversidades interculturales e indígenas en México : desafíos académicos e institucionalesarticle