Marques, Alexandre Cardoso2009-12-312009-12-3120011645-2585http://hdl.handle.net/10437/605Caleidoscópio : Revista de Comunicação e CulturaNeste artigo sustentamos que o chamado cinema directo é o tipo de cinema que realiza de modo mais integral o próprio conceito de cinema. Começamos por abordar as características essenciais do cinema directo, apoiando-nos em diversos exemplos históricos. São igualmente destacadas as ambiguidades presentes no projecto do cinema directo. Na última secção, propomos algumas das linhas que poderão superar algumas dessas ambiguidades, bem como orientar o desenvolvimento do cinema directo. Na secção intermédia, abordamos as relações do cinema directo com o ensino do cinema, sublinhando a necessidade de uma maior atenção à formação dos estudantes na área das ciências sociais.In this article we argue that the so-called direct cinema is the cinema that accomplishes the very concept of cinema. We begin by approaching the main characteristics of direct cinema based on several historical examples. We also stress the ambiguities that can be found in the purpose of that kind of cinema. In the last section, we propose some ideas to overcome some of those ambiguities, as well as to guide the future development of direct cinema ma king. In the middle section, we approach the relationships of direct cinema with cinema teaching, underlining the need of a greater attention to the formation of students in the area of social sciences.application/pdfporopenAccessCOMUNICAÇÃOCINEMACOMUNICAÇÃO AUDIOVISUALLINGUÍSTICACINEMACOMMUNICATIONLINGUISTICSAUDIOVISUAL COMMUNICATIONPara um outro cinema: o cinema directoarticle