Conde, Maria Teresa Barros2011-11-042011-11-0420051646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1433Revista Lusófona de EducaçãoNo presente artigo, procede-se à análise sumária da problemática relativa à habilitação dos professores de ler, escrever e contar, em Portugal, na primeira metade do século XIX. Esta formação destinava-se a adestrar os mestres do ensino oficial na aplicação do modo de ensino mútuo. A primeira Escola Normal, localizada em Lisboa, abre em 1824 mas, só após 1836, entram em funcionamento escolas congéneres um pouco por todo o país. Para facilitar a compreensão desta temática, começa-se por fazer uma breve referência introdutória ao aparecimento deste “novo” ensino na cultura escolar europeia e aos seus princípios orientadores.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOPEDAGOGIAFORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCATIONPEDAGOGYTEACHERS EDUCATIONO modo de Ensino mútuo na formação dos mestres de primeiras letras : uma experiência pedagógica no Portugal Oitocentistaarticle