Infante, Victor Hugo PacagnelliMelo, Maísa Oliveira deCampos, Patrícia M. B. G. Maia2019-12-162019-12-1620182182-2379http://hdl.handle.net/10437/9944Biomedical and biopharmaceutical research : jornal de investigação biomédica e biofarmacêuticaA pesquisa e o desenvolvimento de produtos cosméticos está intimamente relacionada com as modificações da sociedade, pois devem satisfazer as necessidades do consumidor em constante mudança. Mais do que apenas consumir, as pessoas estão agora buscando o mercado de cosméticos para expressar sua individualidade de maneira variada. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura relacionada ao mercado de cosméticos dos séculos XX e XXI. Além disso, artigos e livros relacionados à beleza, vaidade e consumo foram consultados para obter informações sobre as mudanças sociais e políticas que poderiam influenciar o mercado de cosméticos. Dos produtos de higiene clássica aos artigos de luxo, , os cosméticos seguiram as evoluções sociais dos produtos que escravizavam as mulheres, atingindo a posição de empoderamento feminino, por exemplo. Também é necessário enfatizar que os homens mudaram sua maneira de enfrentar vaidade e masculinidade, consumindo mais cosméticos. Nessa perspectiva, tornou-se evidente como os padrões comportamentais de certas décadas refletiam sobre escolhas cosméticas e vice-versa. Além disso, é possível notar que o mercado de cosméticos apresenta um potencial mais do que meramente comercial: define gerações e auxilia no processo de compreensão de nossa própria história na perspectiva da beleza e aceitação social.The research and development of cosmetic products is closely related to society modifications, as it must fulfil constantly changing consumer needs. More than only using, people often seek the cosmetic market to express their individuality in a varied way. For the development of this study, a bibliographical review of the pertinent literature related to the cosmetic market was carried out. In addition, articles and books related to beauty, vanity and consumption were consulted to obtain information about the social and political changes that could influence the cosmetic market. From classic hygiene products to luxury articles, political expression of sexuality and feminine power, cosmetics followed the social evolutions of products that enslaved women, reaching a position of female empowerment, for example. It is also necessary to emphasize that men have changed their way of facing vanity and masculinity, utilization more cosmetics. Within this perspective, it became apparent how behavioural patterns of certain decades reflected on cosmetic choices and vice versa. In addition, it is possible to notice that the cosmetic market presents a potential more than merely commercial: it defines generations and assists in the process of understanding our own history within the perspective of beauty and social acceptance.application/pdfporopenAccessMEDICINACIÊNCIAS FARMACÊUTICASPRODUTOS COSMÉTICOSCULTURAHÁBITOS DE CONSUMOMEDICINEPHARMACEUTICAL SCIENCESCOSMETICSCULTURECONSUMPTION HABITSA evolução social e científica da ciência cosmética: uma visão brasileiraThe social and scientifical evolution of the cosmetic science – a Brasilian viewarticle