Cavaco, Gabriela2013-09-272013-09-2720061646-3714http://hdl.handle.net/10437/3977Cadernos de SociomuseologiaObrigada a crescer numa atmosfera escolar standartizada e normativa, a criança vive a pedagogia do adestramento como uma constante agressão invasiva, inibidora do desenvolvimento das suas próprias potencialidades criativas. De facto, parece desejável que o que ainda acontece na maioria das escolas não deva repetir-se em outros espaços de intervenção educativa que tenham por objectivo ajudar a criança a descobrir as suas potencialidades e a participar activamente na descoberta do conhecimento. É neste sentido que o Museu, enquanto espaço de aprendizagem e de criatividade, pode dar o seu contributo.Forced to grow up in a standardized and normative school atmosphere, the child lives the pedagogy of training as a constant invasive aggression which inhibits the development of its own creative potentialities. In fact, it appears desirable that what still happens in the majority of schools should not be repeated in other spaces of educational intervention whose main objective is to aid the child discover their potentialities and have them participate actively in the discovery of knowledge. It is in this sense that the Museum, as a space for learning and creativity, can give its contribution.application/pdfporopenAccessMUSEUSMUSEOLOGIAPEDAGOGIAMUSEUMSMUSEOLOGYPEDAGOGYEDUCAÇÃO MUSEOLÓGICAMUSEUM EDUCATIONO que é que são museus com qualidade pedagógica? O museu criativo como alternativa à educação formal da criançaarticle