Rosado, Catarina Fialho, orient.Monteiro, João Guilherme Pereira dos Santos Parada2022-01-262022-01-262020http://hdl.handle.net/10437/12529Orientação: Catarina Fialho RosadoO uso de produtos cosméticos existe há milhares de anos, mas teve apenas um desenvolvimento mais notável, a partir do século XIX. No decorrer dos anos, com o avanço da medicina e da tecnologia, juntamente com o aumento do conhecimento da fisiologia da pele, houve um grande impulsionamento dos cosméticos, tornando-se o seu uso uma constante no quotidiano da população. Os cosméticos exercem um papel muito importante, não só a nível estético, mas também como produtos de higiene e adjuvantes no tratamento de dermatoses, promovendo ainda mais a eficácia da terapia tópica e minimizando os efeitos adversos da terapêutica oral. A farmácia comunitária sempre foi um local de dispensa deste tipo de produtos, mas existem outros canais de venda de cosméticos, como os supermercados ou as perfumarias. Esta dissertação tem como objetivo avaliar o padrão de consumo de produtos cosméticos, no âmbito da farmácia comunitária. Os dados foram obtidos a partir de um questionário presencial, feito a consumidores de ambos os géneros, que compram produtos de dermocosmética em farmácia numa farmácia de Palmela, com uma amostra de 200 inquiridos. Os resultados empíricos demonstraram que os consumidores tendem a preferir os produtos cosméticos vendidos nas farmácias, devido a uma maior confiança no aconselhamento dos profissionais de saúde que aí trabalham. Apesar do preço dos produtos dermocosméticos nas farmácias não ser muito competitivo, a qualidade e a segurança dos mesmos, ao ver dos inquiridos, é.The use of cosmetic products exists for thousands of years, but had only a more remarkable development, from the XIX century. Over the years, with the advance of medicine and technology, together with the increase in knowledge of skin physiology, there was a great boost in cosmetics, becoming a constant in the daily lives of the population. Cosmetics play an important role, not only aesthetically, but also as hygiene products and as adjuvants in the treatment of dermatoses, which increases even more the efficacy of topical therapy, and minimizes the adverse effects of oral therapy. The community pharmacy has always been a place for dispensing this type of product, but there are other channels for selling cosmetics, such as supermarkets or perfumeries. This dissertation aims to evaluate the pattern of consumption of cosmetic products, within the community pharmacy. The data were obtained from a face-to-face questionnaire, made to consumers of both genders, who buy dermocosmetic products in community pharmacies, in a Palmela pharmacy, where the sample includes 200 observations. The empirical results showed that consumers tend to adhere more to cosmetic products sold in pharmacies, due to greater confidence in the advice of the pharmacy professional. Although the price of dermocosmetic products in pharmacies is not very competitive, the quality and safety of them, as seen from respondents, is considered indisputable.application/pdfporopenAccessMESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICASCIÊNCIAS FARMACÊUTICASFARMÁCIASPRODUTOS COSMÉTICOSHÁBITOS DE CONSUMOPHARMACEUTICAL SCIENCESPHARMACIESCOSMETICSCONSUMPTION HABITSAvaliação do padrão de consumo de produtos cosméticos no canal de farmácia comunitáriamasterThesis202788083