Crespo, Vítor Pereira2006Crespo, V P 2006, 'Rede das Instituições de Ensino Superior nos Países da União Europeia', Revista Lusófona de Educação, vol. 7, no. 7, pp. 41-57.1646-401XEstuda-se a densidade do número de instituições de ensino superior nos vários países da União Europeia. Calcula-se o número de instituições por milhão de habitantes distribuídos por três grupos de países: os grandes, os médios e os de pequena dimensão. Faz-se uma apreciação compreendendo as várias tipologias das instituições de ensino superior públicas e privadas, universitárias e não universitárias (incluindo escolas monodisciplinares). Verifica-se que nos países com uma dimensão significativa o quociente do número de estabelecimentos por milhão de habitantes é essencialmente idêntico, exceptuando o caso português, onde os correspondentes valores são significativamente maiores, especialmente no subsistema não universitário. Faz-se referência à juventude relativa de muitas das instituições portuguesas de ensino superior, o que pode explicar algumas das suas actuais dificuldades. Verifica-se que na maioria dos países europeus existe um sector de ensino particular e observa-se que é relativamente deficiente o grau de excelência das instituições portuguesas. Sugerem-se alguns processos que possam contribuir para uma maior racionalização da rede portuguesa do ensino superior.The number of Higher Education institutions in the different countries in Europe is analysed. It is calculated the number of institutions per million of habitants. To increase the degree of comparability, the European countries are separated in tree groups: the large, the medium and the small size countries. In general are considered the various types of institutions – public and private, universities and other institutions of higher learning. The institutions/population ratios are very similar for the institutions of the same size group, with the exception of the Portuguese non university sector. One of the reasons for such behaviour can be found on the youth, and the historical context of the creation of these institutions. It is referred that the universities in Portugal rank low in excellence comparatively with what happens in a great number of other European countries Some criteria that may be used to bypass the singularity of the Portuguese higher education network are advanced. Key words: rankings; educational systems; comparative studies; Bologna process; Higher Education; academic degrees.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORSISTEMAS EDUCATIVOSPROCESSO DE BOLONHAGRAUS ACADÉMICOSACADEMIC DEGREESEDUCATIONHIGHER EDUCATIONEDUCATIONAL SYSTEMSBOLOGNA PROCESSRede das Instituições de Ensino Superior nos Países da União EuropeiaUniversities and Other Institutions of Higher Education in European Countriesarticle