Crespo, Vítor Pereira2011-11-042011-11-0420061646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1442Revista Lusófona de EducaçãoEstuda-se a densidade do número de instituições de ensino superior nos vários países da União Europeia. Calcula-se o número de instituições por milhão de habitantes distribuídos por três grupos de países: os grandes, os médios e os de pequena dimensão. Faz-se uma apreciação compreendendo as várias tipologias das instituições de ensino superior públicas e privadas, universitárias e não universitárias (incluindo escolas monodisciplinares). Verifica-se que nos países com uma dimensão significativa o quociente do número de estabelecimentos por milhão de habitantes é essencialmente idêntico, exceptuando o caso português, onde os correspondentes valores são significativamente maiores, especialmente no subsistema não universitário. Faz-se referência à juventude relativa de muitas das instituições portuguesas de ensino superior, o que pode explicar algumas das suas actuais dificuldades. Verifica-se que na maioria dos países europeus existe um sector de ensino particular e observa-se que é relativamente deficiente o grau de excelência das instituições portuguesas. Sugerem-se alguns processos que possam contribuir para uma maior racionalização da rede portuguesa do ensino superior.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORSISTEMAS EDUCATIVOSPROCESSO DE BOLONHAGRAUS ACADÉMICOSEDUCATIONHIGHER EDUCATIONEDUCATIONAL SYSTEMSBOLOGNA PROCESSACADEMIC DEGREESRede das Instituições de Ensino Superior nos Países da União Europeiaarticle