Lino, Brissos, orient.Borges, Walter Souza2022-02-222022-02-222021http://hdl.handle.net/10437/12718Orientação: José Brissos-LinoCom a morte, ressurreição e ascensão de Jesus aos céus, narrado pelos evangelistas do Novo Testamento, após uma breve ausência de liderança, os apóstolos e discípulos escolheram Tiago (irmão de Jesus), Pedro e João para liderarem o movimento messiânico que nascera com Jesus. Os seguidores desse ministério de Jesus eram todos judeus e ficaram conhecidos como nazarenos ou o caminho. A princípio eles não tinham a pretensão de formarem uma nova religião, eram na verdade, um movimento judaico de renovação teológica do judaísmo, para tanto, seus primeiros seguidores observavam as leis mosaicas, a torá e as festas judaicas. Com a conversão de Paulo de Tarso e sua autodenominação de ser o apóstolo dos gentios, houve uma ruptura nos ensinamentos dessa ordem, expandindo-se e adaptando aos não judeus. A doutrina pregada por Paulo de Tarso em seu trabalho de evangelização pelo império romano levou com que esses novos adeptos de Jesus ficassem conhecidos como cristãos e se afastassem definitivamente da sua essência teológica inicial. Com a transformação do cristianismo em religião do império, os nazarenos remanescentes foram considerados hereges, tanto pelos judeus quanto pelos cristãos e no decorrer dos anos, desaperecem da história do cristianismo. No século XX, surgem movimentos evangélicos de retorno às raízes judaicas do cristinismo, fazendo com que o Judaísmo e Israel retornem-se ao centro dos acontecimentos escatológicos bíblicos. Os membros desses movimentos evangélicos se dizem judeus por adoção, através de Jesus, outros ainda se declararam descendentes sanguíneos dos judeus conhecidos como cristão-novos ou criptojudeus. Desse modo o trabalho apresentado, utilizando-se da metodologia qualitativa com uma abordagem de estudo de caso e com o objetivo principal de analisar a igreja judaizante: Casa de Oração Igreja Primitiva de Jesus da cidade de São José do Ribamar no Maranhão, sob um olhar da doutrina dos Apóstolos na Igreja Primitiva do séc. I. Buscou as variantes e as igualdades simétricas da filosofia, cultura e teologia que estavam perdidas ou escondidas de forma não intencional em documentos, nos ideais dos seus líderes e no dia-a-dia dos seus associados e membros.With the death, resurrection and ascension of Jesus to heaven, narrated by the New Testament evangelists, after a brief lack of leadership, the apostles and disciples chose James (brother of Jesus), Peter and John to lead the messianic movement that was born with Jesus. The followers of this ministry of Jesus were all Jews and became known as Nazarenes or the way. At first they did not intend to form a new religion, they were, in fact, a Jewish movement of theological renewal of Judaism, for that, their first followers observed the Mosaic laws, the Torah and the Jewish festivals. With the conversion of Paulo de Tarso and his self-denomination of being the apostle of the Gentiles, there was a rupture in the teachings of that order, expanding and adapting to non-Jews. The doctrine preached by Paulo de Tarso in his work of evangelization by the Roman empire led these new adherents of Jesus to become known as Christians and to depart definitively from their initial theological essence. With the transformation of Christianity into the religion of the empire, the remaining Nazarenes were considered heretics, both by Jews and Christians, and over the years, they have disappeared from the history of Christianity. In the twentieth century, evangelical movements return to the Jewish roots of Christianity, causing Judaism and Israel to return to the center of biblical eschatological events. The members of these evangelical movements claim to be Jews by adoption, through Jesus, yet others have declared themselves blood descendants of the Jews known as New Christians or Crypto-Jews. Thus, the work presented, using the qualitative methodology with a case study approach and with the main objective of analyzing the Judaizing church: Casa de Prayer Primitive Church of Jesus from the city of São José do Ribamar in Maranhão, under a look of the doctrine of the Apostles in the Early Church of the century. I. Searched for the symmetrical variants and equalities of philosophy, culture and theology that were unintentionally lost or hidden in documents, in the ideals of their leaders and in the daily lives of their associates and members.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIA DAS RELIGIÕESRELIGIÃOEVANGELIZAÇÃOIGREJA PRIMITIVARELIGIONEVANGELISATIONEARLY CHURCHA Igreja Evangélica Judaizante - Casa de Oração Igreja Primitiva de Jesus : – sob a ótica da doutrina dos apóstolos na igreja cristã primitiva do século I : estudo de casomasterThesis202919463