Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira, orient.Mendonça, Carla Lisandra Rodrigues2012-02-082012-02-082011http://hdl.handle.net/10437/1656Orientação: Horácio Saraiva ; co-Orientação: Jorge SerranoEste projecto tem por objectivo analisar de que forma o optimismo na docência poderá influenciar as práticas educativas, e quais as perspectivas dos docentes em relação à inclusão de crianças portadoras de Trissomia 21 na sala de aula regular. Participaram neste estudo 212 docentes, desde educadores de infância, professores do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. A amostra é na sua maioria do sexo feminino, e também a maioria dos inquiridos pertencem a um grupo com menos tempo de serviço. Em relação à inclusão, os inquiridos em média não concordam nem discordam da inclusão de alunos com NEE na sala de aula, contudo estão mais concordantes que teriam necessidade de recorrer a um técnico especializado se tivessem uma criança com Trissomia 21 na sala.This project aims to examine how the optimism in teachings may influence the educational practices, and what the prospects of teachers in relation to the inclusion of children with Trissomia 21 in the regular classroom. 212 lecturers have participated in this study, since childhood educators, teachers of 1st cycle, 2nd cycle and 3 cycle. The sample is mostly females, and also the majority of respondents belong to a group with less seniority. In relation to the inclusion, the respondents on average not agree nor disagree with the inclusion of pupils with NEE in the classroom, however are more concordant that would need to resort to a technician if they had a child with Trissomia 21 in the room.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALTRISSOMIA 21INCLUSÃO ESCOLARDOCÊNCIAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONTRISOMY 21SCHOOL INCLUSIONTEACHINGMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORO optimismo na docência e a inclusão de alunos com Trissomia 21masterThesis