Gardou, CharlesDevelay, Michel2011-11-042011-11-0420051646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1434Revista Lusófona de EducaçãoPartindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema. Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento. Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALEDUCAÇÃO INCLUSIVAEdições Universitárias LusófonasEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONO que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educaçãoarticle