Santos, João de Almeida2013-11-252013-11-2520119774645893104http://hdl.handle.net/10437/4293ResPublica : Revista Lusófona de Ciência Política, Segurança e Relações InternacionaisPartindo de uma análise da obra de Naomi Klein, no essencial, trata-se, neste ensaio, de compreender em profundidade a forma que assumiu a globalização do ponto de vista da economia, do processo produtivo, do consumo e da envolvência cultural, ou hegemonia da marca, e os efeitos que este fenómeno está a induzir nas sociedades desenvolvidas, num mundo onde as multinacionais já detêm mais poder económico, social e cultural que os próprios Estados nacionais.Based on an analysis of the work of Naomi Klein, essentially I intend, in this essay, to understand in depth the globalization phenomenon from the point of view of the economy, of the production process, of the consumption and of the cultural surroundings, or of the branding hegemony, and the effects that this phenomenon is inducing in developed societies, in a world where multinational corporations have already more economic, social and cultural power than the nation-states themselves.application/pdfporopenAccessCIÊNCIA POLÍTICAEMPRESAS MULTINACIONAISGLOBALIZAÇÃOKLEIN, NAOMIPOLITICAL SCIENCEGLOBALISATIONMULTINATIONAL COMPANIES«No Logo», ou os problemas da globalização : a propósito do livro de Naomi Kleinarticle