Espírito Santo, Esmeralda Maria Gomes do, orient.Mousse, Gladis dos Santos2019-06-252019-06-252019http://hdl.handle.net/10437/9631Orientação: Esmeralda Espírito SantoEsta dissertação apresenta uma investigação sobre o desafio dos professores no uso de recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem - pedagogia universitária. Da revisão da literatura evidenciamos, entre outros, os autores/ obras: Kenski (2007), Freitas & Leite (2011), Brito (2008), Rocha (2009). Destacamos primeiramente o desafio dos professores diante da possibilidade crescente ao conhecimento disponível pela via dos recursos tecnológicos; em seguida, os recursos tecnológicos como instrumentos para dinamizar o processo ensino-aprendizagem; e por fim, o espaço do Ensino Superior como maior centro da gestação da competência inovadora com base na re(construção) do conhecimento. Mediante uma metodologia de análises de conteúdos e quantitativa trataram-se dados de entrevistas e questionários - coordenadores, professores e alunos de duas universidades da cidade de Manaus, Estado do Amazonas – Brasil. Os resultados da pesquisa mostraram que as contribuições desses recursos para a educação surgem à medida que são utilizados pelos professores como mediadores para a construção do conhecimento; que pedagogicamente os recursos tecnológicos podem implicar efeitos didáticos; que coordenadores/professores têm uma visão positiva dos efeitos dos recursos tecnológicos sobre o trabalho pedagógico com os alunos, mas sentem a falta de apoio e investimento das instituições de ensino no que se refere a esses recursos.This dissertation presents an investigation about the challenge of teachers in the use of technological resources in the teaching-learning process - university pedagogy. From the review of the literature we highlight, among others, the authors / works: Kenski (2007), Freitas & Leite (2011), Brito (2008), Rocha (2009). We first emphasize the challenge of teachers in face of the growing possibility to the available knowledge through technological resources; and then technological resources as instruments to stimulate the teaching-learning process; and finally, the space of Higher Education as the major center of the gestation of innovative competence based on the re (construction) of knowledge. A quantitative and content analysis methodology was used for interviews and questionnaires - coordinators, teachers and students from two universities in the city of Manaus, State of Amazonas - Brazil. The research results showed that the contributions of these resources to education emerge as they are used by teachers as mediators for the construction of knowledge; that pedagogically the technological resources may imply didactic effects; that coordinators / teachers have a positive view of the effects of technological resources on pedagogical work with students, but feel the lack of support and investment of educational institutions with respect to these resources.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOMODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEMPEDAGOGIAENSINO SUPERIORTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOBRASILEDUCATIONTEACHING AND LEARNING MODELSPEDAGOGYHIGHER EDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESBRAZILO desafio dos professores face aos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem : pedagogia universitáriamasterThesis202256006