Rodríguez Rodríguez, JesúsÁlvarez Seoane, Denébola2017Rodríguez Rodríguez, J & Álvarez Seoane, D 2017, 'A investigação sobre manuais escolares e materiais curriculares', Revista Lusófona de Educação.1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoEste trabalho apresenta uma classificação das diferentes perspetivas e linhas de pesquisa que foram analisadas e desenvolvidas nos últimos anos sobre materiais didáticos. Essas perspetivas foram as seguintes: (i) papel e influência dos manuais escolares e dos materiais curriculares nas práticas de aula; (ii) discurso ideológico subjacente aos materiais; (iii) análise dos aspetos formais nos manuuais escolares e noutros materiais curriculares; (iv) impacto das políticas e processos de reforma educacional sobre as características desses materiais; (v) função e estudo desses materiais nas diferentes áreas do currículo e nas didáticas específicas; (vi) análise do manual escolar e de outros materiais como discurso curricular e de profissionalização docente; (vii) processos de comercialização dos manuais escolares e programas de gratuidade; (viii) diretrizes para avaliação e análise de manuais escolares; e (ix) investigação sobre a elaboração de materiais pedagógicos alternativos. Neste estudo, apresentamos algumas investigações que nos parecem interessantes vir a desenvolver sobre manuais escolaires nos próximos anos.This paper presents a classification of the different perspectives and research lines analyzed and developed in recent years regarding textbooks. The perspectives considered were: (i) The role and influence in the classroom practices of textbooks and curriculum materials; (ii) Underlying ideological speech in educational materials; (iii) Analysis of the formal aspects in textbooks and other instructional materials; (iv) The impact of policies and educational reform processes on the characteristics of materials; (v) The function and the study of materials in different areas of the curriculum and specific didactics; (vi) Analysis of textbook and other curricular materials speech and teacher professionalism; (vii) Processes marketing of textbooks and free programs; (viii) Guidelines for evaluation and analysis of texts; (ix) Research on the development of alternative materials. The paper concludes by mentioning some research that seems interesting to develop in relation to textbooks in the coming years.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOMANUAIS ESCOLARESTECNOLOGIADIDÁTICAEDUCATIONTEXTBOOKSTECHNOLOGYDIDACTICSA investigação sobre manuais escolares e materiais curricularesarticlehttps://www.scopus.com/pages/publications/85028031328