Antunes, Fátima2005Antunes , F 2005 , ' Reconfigurações do Estado e da Educação : novas Instituições e Processos Educativos ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoNo terreno da educação (e das políticas sociais em geral) algumas mudanças das últimas décadas traduzem-se quer por uma redefinição dos serviços educativos (e de bem-estar) e do papel do Estado na sua governação, quer pela emergência de novas configurações da participação da educação na regulação social. Um estudo de caso, incidente sobre o subsistema de Escolas Profi ssionais criado em 1989 em Portugal, permite sinalizar algumas daquelas alterações recentes e propor interpretações acerca do seu significado. A análise do lançamento daquela modalidade de escolarização de nível secundário, de algumas das suas evoluções e de orientações e práticas desenvolvidas em duas Escolas Profissionais sugere que aquela inovação testemunha o ensaio de novas instituições e processos educativos envolvidos com a gestação de um outro modo de regulação – distinto daquele que foi definido como fordista e em que teve lugar o desenvolvimento do(s) modelo(s) de Estado de Bem-estar.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOPRÁTICAS EDUCATIVASREFORMAS EDUCATIVASEDUCATIONEDUCATIONAL PRACTICESEDUCATION REFORMSReconfigurações do Estado e da Educação : novas Instituições e Processos Educativosarticle