Vale, Ana PaulaSucena, AnaViana, Fernanda Leopoldina2012-03-192012-03-1920111646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1881Revista Lusófona de EducaçãoO objectivo deste estudo foi determinar a prevalência da dislexia entre as crianças portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram avaliadas 1460 crianças dos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade relativamente ao nível de leitura e, de acordo com os critérios estabelecidos, 155 dessas crianças foram também avaliadas relativamente às capacidades cognitivas gerais e à consciência fonológica. As crianças foram testadas colectivamente nos testes de rastreio e individualmente nos outros testes. Por se tratar do primeiro estudo desta natureza realizado em Portugal, foram adoptados critérios muito conservadores para classificar uma criança como tendo dislexia. Os resultados revelam uma percentagem de 5,4% de crianças com dislexia, valor que se enquadra nos intervalos de prevalência recentemente divulgados noutros países.The purpose of the present study was to determine the prevalence of dyslexia among Portuguese 2nd, 3rd and 4th graders. A sample of 1460 children underwent an assessment process including two screening tests of reading and, in accordance with the established criteria, 155 of those children were further tested on general cognitive ability and phonological awareness. Children were tested collectively on the screening tests and individually on the other. Since this was the first study of the kind carried out in Portugal, strict criteria were used to select a child as dyslexic. Results show that 5.4% of children met all the criteria to be classified as dyslexic, a percentage that falls within the prevalence range recently reported in other countries.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALDISLEXIASPECIAL EDUCATIONDYSLEXIAEDUCATIONPrevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do Português europeuarticle