Reis, Filipa Lopes dosValente, Jorge Fernando Pereira2018-11-272018-11-2720182183-5845http://hdl.handle.net/10437/9172R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das OrganizaçõesEste estudo pretende averiguar como é que as pessoas reagiram perante a introdução de novos produtos neste setor, designados de combustíveis não aditivados ou combustíveis simples. Foi efetuado um levantamento de leis que exercem influência neste setor e que foram consideradas relevantes para o estudo, acompanhando uma revisão teórica centrada nos processos de compra dos consumidores e nos fatores que influenciam estas escolhas. Realizou-se também um questionário aplicado a consumidores de combustíveis, obtendo-se uma amostra de 327 consumidores, com o objetivo de conhecer as opiniões das pessoas acerca deste mercado e seus produtos. Com esta informação os intervenientes podem realizar campanhas de sensibilização mais específicas e eficazes. Assim, os consumidores passariam a disponibilizar de mais e melhor informação quando adquirissem estes produtos.This study seeks to find out how people reacted to the introduction of new products in this sector, called non-additive fuels or simple fuels. A survey was made of laws that influence this sector and were considered relevant to the study, following a theoretical review focused on consumer buying processes and the factors that influence these choices. A questionnaire was also applied to fuel consumers, obtaining a sample of 327 consumers, in order to know people’s opinions about the fuel market and its products. In this way, consumers would be able to acquire more and better information, enabling them to make the best possible choices when they want to buy fuelapplication/pdfporopenAccessCOMBUSTÍVEISCOMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORESMERCADO PETROLÍFEROSATISFAÇÃO DO CLIENTEFUELSCONSUMER BEHAVIOUROIL MARKETCLIENT SATISFACTIONGESTÃOMANAGEMENTComportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simplesarticle