Sanches, Isabel Rodrigues, orient.Nairne, Simone Soares2020-02-172020-02-172018http://hdl.handle.net/10437/10110Orientação: Isabel Rodrigues SanchesA evasão escolar é muito mais do que um simples desligamento do aluno e da Instituição à qual está vinculado. É um dos principais problemas educacionais, pois é considerada como a perda de aluno. Esta perda gera graves consequências nas esferas sociais, económicas e académicas, causando sérios transtornos ao desenvolvimento do sujeito e, de maneira mais ampla, ao desenvolvimento da sociedade. O presente trabalho busca responder à questão que tem gerado angústias e inquietações nos profissionais envolvidos: por que os alunos abandonam os seus cursos? Assim, procurou-se descrever e analisar tal fenómeno nas turmas de cinco cursos de graduação ofertados no Campus, com os alunos evadidos que ingressaram nos anos de 2014 e 2015 e que evadiram até o final do ano de 2017. É uma pesquisa descritiva e analítica cujo desenvolvimento se deu a partir da análise de documentos e de inquérito por questionário aos alunos evadidos. Os dados obtidos com a pesquisa revelam que a causa “Reprovações Constantes” foi apontada por 41.5% dos sujeitos respondentes ao questionário como determinante para a evasão. Os elementos evidenciados aqui indicam para a necessidade dos gestores criarem um sistema identificador do problema, que seja competitivo no intuito de manter estes alunos na Instituição, tendo em vista que grande parte dos evadidos continua a estudar em outras Instituições e os que estão fora do sistema, pretendem retomar os estudos.the institution to which he is linked. It is one of the major educational problems as it is considered as the loss of student. This loss generates serious consequences in the social, economic and academic spheres, causing serious disruptions to the development of the subject and, more broadly, to the society development. The present work seeks to answer the question that has generated anxieties and worries in the professionals involved: why do students abandon their courses? Thus, we tried to describe and analyze this phenomenon in the classes of five undergraduate courses offered by the Campus, with the evaded students who entered the years 2014 and 2015 and who evaded until the end of 2017. It is a descriptive and analytical research whose development was based on the analysis of documents and a questionnaire survey of the evaded students. The data obtained with the research reveal that the cause "Constant Reprobation" was indicated by 41.5% of the subjects responding to the questionnaire as determinant for their evasion. The elements highlighted here indicate the need for managers to create a system that identifies the problem, which is competitive in order to keep these students in the Institution, since most of the evaded continues to study in other Institutions and those that are outside the system, intend to resume their studies.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORABANDONO ESCOLARUNIVERSIDADES PÚBLICASBRASILPARANÁEDUCATIONHIGHER EDUCATIONDROPPING OUTPUBLIC UNIVERSITIESBRAZILPARANÁA evasão escolar numa universidade pública, no interior do Paraná : estudo de casomasterThesis202424294