Lopo, Rui2012-03-202012-03-2020071646-1630http://hdl.handle.net/10437/1912Revista Lusófona de Ciência das ReligiõesNeste texto, pretende-se demonstrar como o Oriente é dinamicamente pensado na filosofia portuguesa (Leonardo Coimbra, Agostinho da Silva, António Quadros) como um lugar de destinação e origem, tanto do pensamento como da história, desse modo se estatuindo uma original atitude ecuménica. Assim, neste sentido, a rica e polimórfica Teoria da Saudade é por Dalila Pereira da Costa enriquecida pela confrontação com o pensamento oriental e o Budismo. Este estudo procura mostrar como o Budismo, na obra desta filósofa, é identificado com uma forma de niilismo, em contraposição com a experiência saudosa que é vista como uma forma de autodescoberta e de salvação.This text intends to show how in some Portuguese contemporary philosophers (Leonardo Coimbra, Agostinho da Silva, António Quadros) the Orient is thought as a destination and an origin, establishing a peculiar ecumenical attitude. In this way, the vast theory of Saudade is enriched by Dalila Pereira da Costa, who traces a parallel between this and Buddhism. In this study, Buddhism is searched and located in the work of this thinker, showing how her reading is based on the position of Saudade as a self-discovery and salvation attitude and on the identification between Buddhism and nihilism.application/pdfporopenAccessRELIGIÃOBUDISMORELIGIONBUDDHISMLITERATURA PORTUGUESACOSTA, DALILA PEREIRACOSTA, DALILA PEREIRAPORTUGUESE LITERATUREA leitura do Budismo na obra de Dalila Pereira da Costaarticle