Simões, CristinaSantos, Sofia2017Simões , C & Santos , S 2017 , ' O Impacto do Emprego na Qualidade de Vida das Pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoA presente investigação tem como objetivo analisar o impacto do emprego na qualidade de vida das pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID). A recolha de dados foi efetuada através de uma escala que mede a qualidade de vida, Escala Pessoal de Resultados (EPR), tendo a mesma sido aplicada a 1,264 adultos com DID e aos respetivos cuidadores (n = 333). Os participantes com DID tinham emprego apoiado (n = 31), emprego protegido (n = 107) e 1,126 não exerciam qualquer profissão. Os resultados obtidos permitiram concluir que o emprego influencia positivamente a qualidade de vida das pessoas com DID, observando-se diferenças estatisticamente significativas entre os participantes com e sem emprego. Concomitantemente, verificaram-se diferentes perceções entre os indivíduos com DID e os seus cuidadores relativamente ao emprego apoiado e protegido. Esta investigación analizó el impacto del empleo en la calidad de vida de las personas con discapacidad intelectual (DI). La herramienta para obtener los datos fue una escala de calidad de vida, Escala Pessoal de Resultados (EPR), que se ha aplicado a 1,264 adultos con DI y sus cuidadores (n = 333). Los participantes con DI tenían empleo con apoyo (n = 31), empleo protegido (n = 107) y 1,126 no se encontraban trabajando. Los resultados indicaron que el empleo influye positivamente en la calidad de vida de las personas con DI, observando diferencias estadísticamente significativas entre los participantes con y sin empleo. Además, se han verificado diferentes percepciones entre las personas con DI y sus cuidadores sobre el empleo con apoyo y protegido.This research aims to analyse the impact of employment on quality of life of people with intellectual disability (ID). Quality of life was assessed using the Escala Pessoal de Resultados (EPR), which was applied to 1,264 adults with ID and their proxies (n = 333). Participants with ID were in supported employment (n = 31), sheltered employment (n = 107) and 1,126 did not have a paid job. The findings showed that employment positively influences the quality of life of people with ID. Statistically significant differences were observed between participants with and without a job. Concerning the type of employment, there were different perceptions among individuals with ID and their proxies regarding the supported and sheltered employment.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONQUALIDADE DE VIDADIFICULDADES DE APRENDIZAGEMEMPREGOQUALITY OF LIFELEARNING DISABILITIESEMPLOYMENTO Impacto do Emprego na Qualidade de Vida das Pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimentalarticle