Ferreira, Rosilda ArrudaTenório, Robinson Moreira2012-03-132012-03-1320101646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1775Revista Lusófona de EducaçãoEste artigo trata do processo de construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional e, mais especificamente, da avaliação de políticas e programas educacionais. O objetivo é promover uma discussão sobre duas questões articuladas: num primeiro momento, tratar os aspectos epistemológicos e teórico-metodológicos envolvidos no processo de construção de indicadores nas ciências sociais; e, num segundo, refletir sobre os limites e possibilidades da construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional com base nas abordagens teóricas mais recentes sobre qualidade em educação e sobre avaliação. Para proceder à discussão adotamos uma perspectiva epistemológica que busca focalizar a questão a partir da relação entre a definição de modelos de avaliação educacional e os problemas de validez que permeia o processo de construção do conhecimento, os obstáculos envolvidos na relação que estabelece entre o pesquisador social (no caso específico, o avaliador) e o conhecimento a ser produzido, bem como a questão do seu uso social e político que remete ao sentido atribuído para o termo qualidade em educação. Na conclusão o artigo apresenta uma proposição provisória de um conjunto de estratégias que podem ser considerados como norteadores para a construção de modelos de avaliação de políticas e programas educacionais e de indicadores de qualidade.The article deals with the building of indicators within the ambit of the evaluation of education from a double perspective starting point: a) theoretical and methodological involved in the issue; b) of the limits and possibilities of building indicators within the ambit of education evaluation. The article also emphasizes the relationship between models of evaluation of education and the problems linked to its validity, as well as the social and political use of the results obtained from the evaluation. In its conclusion, the article presents and brings forth a series of strategies as references for the building of models of evaluation of educational programs and policies.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOINDICADORES DE GESTÃOAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVAEDUCATIONMANAGEMENT INDICATORSEDUCATIONAL ASSESSMENTEDUCATIONAL POLICYPROGRAMAS DE ENSINOSYLLABUSQUALIDADE DA EDUCAÇÃOEDUCATION QUALITYA construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional : um enfoque epistemológicoarticle