Costa, António Augusto Teixeira da, orient.Silva, Sílvia Pires da2012-06-222012-06-222011http://hdl.handle.net/10437/2733Orientador : António Augusto Teixeira da CostaA Gestão do Conhecimento compõe uma nova fase organizacional e faz com que as empresas invistam, cada vez mais, para implantar esse novo modelo de gestão. Vários estudiosos compartilham desta esfera para visão do ensino-aprendizado organizacional, como: Cyrineu Terra, Idalberto Chiavenato, Antonio Carvalho e Oziléia Serafim, Peter Senger, Peter Drucker, Sanches, Nonaka e Takeuchi, entre outros. Eles defendem um objetivo comum: “que as organizações deverão se estruturar mais para serem “ensinantes e aprendizes”. Desenvolver pessoas e aprender a utilizar e avaliar sua capacidade intelectual será a grande estratégia competitiva para inovação de valores humanos e organizacionais. Através desta visão, é que se poderá focar que quando as pessoas estão mais treinadas e intelectualmente desenvolvidas darão mais resultados e tornarão as empresas mais competitivas. Sendo assim, o objetivo é poder mostrar como as empresas deverão, nesse momento, investir mais no seu “pessoal” e será demonstrado por um case de estudo na empresa Ótica Diniz Belém e poder avaliar a Gestão do Conhecimento nessa empresa, ressaltando a sua contribuição para a melhoria do desempenho das organizações, assim como, reconhecer os fatores determinantes que justifiquem a utilização da Gestão do Conhecimento, por fim, verificar a importância do desenvolvimento intelectual de “pessoas” para maior produtividade, como são estabelecidos em variados exemplos de empresas. As mudanças estão ocorrendo aceleradas e isso todos nós podemos comprovar, pois o mercado de trabalho e as organizações estarão mais exigentes, assim a área Gestão de conhecimento sofrerá mais impacto e as pessoas atuarão mais parcerias e sendo o real capital intelectual da organização.Knowledge management arises to compose a new phase and, therefore, organization and companies are increasingly investing to implement this new management model. Several scholars share in this area towards a teaching-learning organization view, such as: Cyrino Earth Idalberto Chiavenato, Antonio Carvalho and Ozil Seraphim, Senger, Peter Drucker, Sanches, Nonaka and Takeuchi and others. Thus, they defend a common goal: "that organizations should be structured to be more "teacher and learners“. Developing people and learning how to use and assess their intellectual capacity is the major competitive strategy to the innovation of human and organizational values. It is through this vision that one will be able to focus on this fact: the more intellectually developed and trained people are, the more results they’ll make and the more competitive companies will become. Therefore, the objective of this paper is to show how companies should, at this time, invest more in their staffs and it will be demonstrated by a case study in the company Ótica Diniz - Belem and the knowledge management in this company will be assessed, highlighting its contribution for the improvement of organizations’ performance, as well as recognize the crucial factors that justify the use of Knowledge Management and finally verify the importance of intellectual development of people for a greater productivity, as established in a variety of examples of companies. Accelerated changes are happening and anyone can prove because the labor market and organizations will be more demanding, so the area of knowledge management will suffer much more impact and people will act more in partnerships and they will be the real intellectual capita of the organization.application/pdfporopenAccessGESTÃOGESTÃO DO CONHECIMENTOCAPITAL INTELECTUALDESENVOLVIMENTO HUMANOMANAGEMENTKNOWLEDGE MANAGEMENTINTELLECTUAL CAPITALMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE EMPRESASBUSINESS MANAGEMENTGestão do conhecimento : um novo desafio Organizacional : um estudo de caso na empresa óticas Diniz BelémmasterThesis