Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Silva Júnior, Alcindo Bezerra2016-04-012016-04-012015http://hdl.handle.net/10437/6887Orientação: Maria das Graças Ataíde ; co-orientação: Óscar Conçeição de SousaEsta pesquisa tem como objetivo, fazer um estudo crítico, que envolva uma reflexão analítica sobre a construção de peças de cerâmica de arte figurativa do Alto do Moura da cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil. Por meio dela pretendemos compreender e analisar o conhecimento matemático que os envolve. Neste sentido observaremos também como os ceramistas transmitem seu conhecimento para futuras gerações. A pesquisa foi conduzida com 6 artesões do Alto do Moura. Procedeu-se à aplicação de uma entrevista semiestruturada aos artesãos. A análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise do discurso. Os resultados demostraram que existe uma linguagem da matemática popular que expressa o conhecimento criado/recriado no contexto popular. E verificamos que esta linguagem nos revela que algumas conceções veiculadas na escola como sendo únicas, na verdade não o são. Quando aplicamos na escola os pressupostos da Etnomatemática é necessário estarmos recetivos a aceitar, compreender e respeitar conceções diferentes daquelas que geralmente são veiculadas como únicas.This research aims to accomplish a critical study involving an analytical reflection on the construction of ceramic pieces of figurative art of Alto do Moura in Caruaru, a city of Pernambuco state in Brazil. We intend to detect, understand and analyze the mathematical knowledge involving these artistic pieces. Thus, we also observed how the potters transmit their knowledge to future generations. The research has been conducted with 6 artisans from Alto do Moura. Semi-structured and interviews were focused on the artisans and the qualitative data analysis was guided by the discourse analysis. Results showed that there is a popular mathematical language that expresses the knowledge created/ recreated in a popular scope. And we find that this language demonstrates that some concepts conveyed in schools are considered as being unique, but in fact they are not. When we apply in schools the assumptions of Ethnomathematics it is necessary a receptive-orientation in order to accept, understand and respect concepctions that are different from those which are usually transmitted as unique.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOETNOMATEMÁTICACERÂMICAARTESANATOAPRENDIZAGEMESTUDOS DE CASOBRASILCARUARUPERNAMBUCOEDUCATIONETHNOMATHEMATICSCERAMICSHANDICRAFTLEARNINGCASE STUDIESBRAZILCARUARUPERNAMBUCOOs artesões do Alto do Moura: uma investigação etnomatemáticamasterThesis201168464