Antunes, João Paulo Miranda2024-11-232024-11-232024http://hdl.handle.net/10437/14747O seguinte relatório apresenta as reflexões e os balanços obtidos no estágio pedagógico. Na área da lecionação, os alunos conseguiram evoluir relativamente aos objetivos que foram sendo apresentados, sendo que, nesta área, foi desenvolvido o projeto "A metodologia de ensino no futebol", no âmbito do qual os alunos também acabaram por apresentar melhorias significativas. Na semana de professor a tempo inteiro, acabei por conseguir evidenciar melhorias nas dimensões da instrução e do feedback; essa semana permitiu-me ainda abrir horizontes para as minhas aulas, bem como a respeito da minha relação com os alunos. Na direção de turma, os objetivos propostos no início do ano foram alcançados, sendo que o principal foco de intervenção incidiu no projeto específico da área "A importância da atividade física na saúde mental". Neste projeto, foram utilizadas estratégias como a aprendizagem cooperativa, palestras sobre o assunto em questão e a realização de flyers, permitindo assim sensibilizar os encarregados de educação para a pertinência da saúde mental. A realização da saída de campo foi o momento fulcral desta área. Todos os respetivos objetivos foram cumpridos, sendo de destacar a cooperação existente entre os alunos e os professores. No desporto escolar, acompanhei o grupo-equipa das Multiactividades ao Ar Livre (MAAL), no decurso da qual se registou uma evolução nas aprendizagens dos alunos, tendo beneficiado do projeto desenvolvido: "O processo ensino-aprendizagem na escalada e rapel", com os alunos a mostrarem progressos. No seminário, foi abordado o tema "O desenvolvimento da aptidão física nas aulas de EF", tendo sido aplicados os princípios da investigação-ação, mediante a apresentação de uma proposta metodológica para o desenvolvimento da aptidão física nas aulas de EF. O seminário teve a presença do professor Paulo Cunha, que partilhou uma reflexão com o GEF, de como poderá ser desenvolvida a aptidão físicas nas aulas de EF. Palavras-chave: Estágio Pedagógico, Educação Física, Ensino do Futebol, Saúde Mental, Aptidão FísicaThe reflections, evaluations and conclusions of the pedagogical placement are presented in this report. In terms of teaching, the students achieved all the proposed objectives and a project on 'Teaching Methodology in Football' was developed, which resulted in significant improvements by the students. During the week as a full-time teacher, I improved my instruction and feedback skills. This experience also broadened my horizons for my classes and improved my relationship with students. In terms of classroom management, the initial objectives were successfully achieved and the intervention focused mainly on the domain-specific project 'The importance of physical activity for mental health'. Various strategies were employed, including cooperative learning, lectures on the subject matter, and the creation of flyers. These efforts aimed to raise awareness among guardians about the significance of mental health. The field trip was a crucial moment in this domain, as all goals were achieved, particularly the degree of cooperation observed between students and teachers. Regarding school sports, I monitored the Multiatividades ao Ar Livre (MAAL) group, whose students made significant progress in their learning. They benefited from the project developed called “The teaching-learning process in climbing and abseiling”. The students demonstrated remarkable improvement. The seminar focused on the development of physical fitness in PE classes, applying the principles of action research. The seminar focused on the development of physical fitness in PE classes, applying the principles of action research. A methodological proposal was presented for this purpose. Professor Paulo Cunha attended the seminar and shared his thoughts, which were submitted to the GEF. Keywords: Physical Education, Football Learning, Mental Health, Physical Fitnessapplication/pdfporopenAccessSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGFOOTBALLMENTAL HEALTHPHYSICAL FITNESSMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAFUTEBOLSAÚDE MENTALAPTIDÃO FÍSICAMestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e SecundárioRelatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Madeira TorresmasterThesis203653254