Costa, António Augusto Teixeira da, orient.Oliveira, Ademir Vicente de2014-05-072014-05-072013http://hdl.handle.net/10437/4697Orientação: António Augusto Teixeira da Costa ; co-orientação: Ricardo Figueiredo PintoIndubitavelmente a gestão da qualidade tem como proposito tornar a instituição um núcleo, que aprimora permanentemente seus processos, fazendo com que os profissionais busquem incessantemente a aprendizagem, aplicando o conhecimento à luz da acreditação, para que os serviços sejam seguros e confiáveis. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de analisar o processo de certificação de um hospital privado da cidade de Macapá avaliando os resultados, antes e após a acreditação através de relatórios gerenciais e aplicação de questionário. Os indicadores registrados pelo escritório da qualidade mostram as melhorias obtidas nos serviços, tais como: registros seguros e confiáveis, veracidade das informações, elevação na identificação dos riscos assistenciais, satisfação dos usuários, redução considerável do absenteísmo e tour over, aprimoramento da gestão de suprimentos e satisfação do clima organizacional. Os resultados obtidos com a aplicação do questionário aos profissionais de saúde mostram que 89% estão comprometidos em atingir os objetivos estratégicos institucionais, 80% se sentem mais preparados para exercer suas atividades, e 80% afirmam que o hospital é seguro. Tais resultados foram obtidos com a mudança de cultura, conforme a metodologia da Organização Nacional de Acreditação - ONA1, que visa despertar nas instituições de saúde melhoria contínua, correlacionando evidências clínicas e de gestão com suas ações, mitigando seus métodos de trabalho, contribuindo para eficácia da qualidade na assistência.Undoubtedly the quality management purpose is to make the institution a center that continually improves its processes, so that professionals seek constantly learning, applying knowledge in the light of accreditation, so that services are safe and reliable. Thus, this study aims to analyze the process of certification of a private hospital in the city of Macapá evaluating the results before and after accreditation through management reports and questionnaire. Indicators recorded by quality office show the improvements obtained in the services, such as safe and reliable records, accuracy of information, identification of high risk care, user satisfaction, considerable reduction of absenteeism and tour over, improving supply management satisfaction and organizational climate. The results obtained from the questionnaire to health professionals show that 89% are committed to achieving the strategic objectives institutional, 80% feel more prepared to perform their activities, and 80% said that the hospital is insurance. These results were obtained with the culture change, according to the methodology of the National Accreditation Organization - ONA, which aims to awaken in health institutions continuous improvement, correlating clinical and management with their actions, mitigating its working methods, contributing to effectiveness the quality of care.application/pdfporopenAccessGESTÃOGESTÃO HOSPITALARACREDITAÇÃO HOSPITALARQUALIDADE DE SERVIÇOESTUDOS DE CASOBRASILMACAPÁMANAGEMENTHOSPITAL MANAGEMENTHOSPITAL ACCREDITATIONQUALITY SERVICECASE STUDIESBRAZILMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE EMPRESASBUSINESS MANAGEMENTO processo de gestão da qualidade com foco em resultado em um hospital privado da cidade de Macapá:estudo de casomasterThesis201271834