Rodrigues, Nara CaetanoToledo Prado, Guilherme do Val2015Rodrigues , N C & Toledo Prado , G D V 2015 , ' Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoA produção de conhecimento na esfera científica vem sofrendo transformações, nas últimas décadas, com o advento da discussão sobre novas possibilidades de fazer pesquisa qualitativa em ciências humanas. Nesse sentido, a pesquisa narrativa autobiográfica surge como uma perspectiva que abre espaço para ressignificar o conhecimento produzido e a aprendizagem experienciada no processo de investigação. Nosso objetivo aqui é apresentar uma reflexão sobre o fazer pesquisa qualitativa no âmbito da universidade, tendo por opção teórico-metodológica a investigação narrativa autobiográfica. Para tanto, tomamos como material de análise a dissertação de mestrado de Proença (2014). Em um primeiro momento, nosso foco recai sobre as escolhas da autora no que se refere à arquitetônica do seu texto e, em um segundo momento, a partir de excertos de sua dissertação, procuramos apreender alguns sentidos atribuídos por Proença à experiência vivenciada na pesquisa. Constatamos que a potencialidade da narrativa, enquanto procedimento teórico-metodológico, favorece a explicitação do vivido como também possibilita a teorização do vivido, transformando-o em conhecimento acadêmico. Além disso, podemos perceber que a autora/narradora se transforma como pessoa e profissional, ao ver sua narrativa dar novos sentidos ao seu trabalho.The production of knowledge in the scientific sphere has undergone changes in recent decades, with the advent of the discussion about new possibilities of doing qualitative research in humanities. In this sense, autobiographical narrative research emerges as a perspective that allows for reframing produced knowledge and experienced learning in research processes. Our goal here is to present a reflection on performing qualitative research within the university environment, adopting as a theoretical and methodological approach the autobiographical narrative research. For this, we take as material for analysis the master’s thesis of Proença (2014). At first, we focus on the author’s choices regarding the architectonics of her text. Afterwards, based on excerpts of her thesis, we try to apprehend some meanings attributed by Proença to the experiences in the research. We observe that the potential of narrative, as a theoretical-methodological approach, favors the revelation of living but also enables the conceptualization of living, turning it into academic knowledge. Moreover, we can see that the author/narrator undergoes a change as a person and professional when she sees her narrative give new meanings to her work.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃONARRATIVAINVESTIGAÇÃO QUALITATIVAMÉTODOS QUALITATIVOSCONHECIMENTO CIENTÍFICOEDUCATIONQUALITATIVE RESEARCHQUALITATIVE METHODSSCIENTIFIC KNOWLEDGENARRATIVEInvestigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educaçãoarticle