Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.Leone, Marcela Vasconcelos2023-10-172023-10-172022http://hdl.handle.net/10437/14202Orientação: Ana Raquel de Ponte FigueirasApesar de serem invenções consideravelmente recentes, as redes sociais já são parte essencial da composição da sociedade pós-moderna. Através delas as pessoas se relacionam não apenas entre si, mas também com as organizações. Sendo a identidade corporativa a forma como uma organização se relaciona com seus stakeholders, as redes sociais têm um papel essencial nesta construção: funcionam como montra social virtual. A imagem, forma mais antiga da comunicação humana, ganha destaque com uma das invenções mais relevantes quando o assunto é social media, principalmente no Instagram. É a partir da produção da imagem que as empresas se apresentam e se conectam na rede. A partir daí, torna-se razoável a necessidade de verificarmos de que modo as empresas passaram a pensar e expressar suas próprias identidades corporativas no Instagram. Este trabalho parte desta premissa para realizar um estudo de caso da Holistix, uma empresa brasileira que vende além de produtos: trabalha com uma proposta de estilo de vida mais saudável e que tem no conteúdo digital um de seus pilares. Assim sendo, este estudo é fundamental na exploração da questão: é o Instagram uma ferramenta em potencial na formação da identidade corporativa de uma organização? - e ir além, seria o âmbito digital um dos ativos mais valiosos da nova constituição da identidade corporativa? Desta forma, a análise do perfil da Holistix durante o período de janeiro de 2018 a julho de 2022 possibilitou a identificação e o estudo da relação de sua presença online (no caso, no Instagram) e a conceção de sua identidade corporativa. Palavras-chave: identidade corporativa, instagram, mídias sociais, branding, marketing digital, holistixDespite being relatively recent inventions, social media networks are already an essential part of the composition of post-modern society. Through them, people relate not only to each other but also to organizations. Corporate identity is the way an organization relates to its stakeholders, and social media networks play an essential role in this construction: they serve as a virtual social showcase. Image, the oldest form of human communication, gains prominence with one of the most relevant inventions when it comes to social media, especially on Instagram. It is through image production that companies present themselves and connect on the network. From there, it becomes reasonable to verify how companies have begun to think and express their own corporate identities on Instagram. This work starts from this premise to carry out a case study of Holistix, a Brazilian company that sells not only products but also works with a proposal for a healthier lifestyle and has digital content as one of its pillars. Therefore, this study is essential in exploring the question: is Instagram a potential tool in shaping an organization's corporate identity? And beyond that, is the digital realm one of the most valuable assets in the new constitution of corporate identity? Thus, analyzing the Holistix profile during the period from January 2018 to July 2022 made it possible to identify and study the relationship between its online presence (in this case, on Instagram) and the conception of its corporate identity. Keywords: corporate identity, instagram, social media, branding, digital marketing, holistixapplication/pdfporopenAccessMESTRADO EM COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕESCOMUNICAÇÃOIMAGEM ORGANIZACIONALORGANIZATIONAL IMAGEINSTAGRAMREDES SOCIAISSOCIAL NETWORKSGESTÃO DE MARCASBRAND MANAGEMENTMARKETING DIGITALDIGITAL MARKETINGCOMMUNICATIONA identidade corporativa no Instagram: o caso da HolistixmasterThesis203361008