Cruz, Ana Rita Pereira da, orient.Pais, Mariana Pestana2022-07-122022-07-122022http://hdl.handle.net/10437/13017Orientação: Ana Rita CruzA Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) afeta o desenvolvimento neuronal, é diagnosticada durante o período escolar, e apresenta uma taxa de prevalência de 5% entre a população (APA, 2013). Em contexto clínico, o Neurofeedback (NF) surge como meio complementar de tratamento da sintomatologia presente em indivíduos diagnosticados com PHDA. Trata-se de uma técnica dirigida ao treino de frequências cerebrais, registadas através de eletroencefalografia (EEG). Através da análise quantitativa do EEG, é possível separar o sinal elétrico em diferentes componentes, e desta forma avaliar o impacto das intervenções de NF nos componentes cerebrais treinados. A presente revisão sistemática tem como objetivo analisar os protocolos estandardizados, metodologia e implementação dos RCT’s, baseando-se não só na observação dos ganhos registados no EEG, mas também, noutras medidas (e.g., neuropsicológicas, comportamentais e questionários). Isto irá permitir compreender se o NF é eficaz no tratamento da PHDA em crianças, recorrendo ao EEG como medida psicofisiológica para a recolha desses dados. Nesta revisão foram considerados (a) todos os artigos publicados, (b) com amostras de adolescentes (com idades até aos 17 anos), (c) diagnosticados com PHDA (segundo o DSM, ou semelhante), (d) incluídos em estudos clínicos randomizados blind ou double blind, (e) com recolha de outras medidas de avaliação da intervenção, e (f) seguindo protocolos NF estandardizados. Foram excluídos artigos com participantes com comorbidades. Os resultados encontrados apontam no sentido do NF se tratar de uma intervenção eficaz no tratamento da PHDA, apresentando melhorias nas medidas aplicadas aos informantes distais e proximais. Melhorias nos questionários e medida EEG foram também observados, porém, em menor proporção. Relativamente ao objetivo principal desta revisão, os protocolos implementados carecem de homogeneidade entre si, comprometendo a eficácia do NF.Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD) impacts neurodevelopment, tends to be diagnosed throughout school years and presents a 5% prevalence (APA, 2013). Neurofeedback (NF) in a clinical context emerges as a complementary aid on the treatment and attenuation of ADHD symptoms. This technique aims to train specific cerebral circuits or frequencies on a given band or frequency and its recording is through electroencephalography (EEG). Through the quantitative analysis of EEG, it’s possible to separate the signal into specific components and this constitutes a potential way to evaluate the impact of Neurofeedback on the circuits trained. The current systematic review has as its goals to analyze of the protocols, methodology and procedures involved in NF not only based on EEG outcomes but also in other measures (i.e., neuropsychological, behavioral and questionnaires) as this will allow to determinate if NF constitutes an efficient treatment for ADHD. Nevertheless, inclusion criteria were applied to this systematic review to circumscribe the results: (a) all articles published, (b) participants age must range between and 0 e 17 years old, (c) ADHD diagnosis following DSM criteria or similar, (d) blind or double randomized clinical trials only, (e) must include other measures besides EEG must be present and (f) standardized NF protocols (TBR, SMR, SCP). The only exclusion criteria were participants presenting comorbidities. Therefore, the present study aims to systematically analyze the influence of Neurofeedback in children with ADHD through qEEG, investigating the state of the art as a potential treatment for ADHD, as well as its protocols and methodology implemented. All results lead to the conclusion that NF is indeed an efficient treatment to ADHD, as the results show improvements on the measures applied to distal and most proximal informants. The questionnaires applied to the participants and their EEG results also show an improvement however shorter once compared to the informants. Concerning its main goal, the NF protocols currently implemented lack homogeneity compromising its efficiencyapplication/pdfporopenAccessMESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADANEUROPSICOLOGIADISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADECRIANÇASNEUROFEEDBACKELETROENCEFALOGRAMAREVISÃO BIBLIOGRÁFICANEUROPSYCHOLOGYATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERCHILDRENELECTROENCEPHALOGRAPHYBIBLIOGRAPHIC REVIEWNEUROFEEDBACKNeurofeedback por EEG no PHDA em crianças : uma revisão sistemáticamasterThesis203032268