Tavares, Manuel, orient.Bezerra, Norma Suely Ramos Freire2014-05-212014-05-212013http://hdl.handle.net/10437/4790Orientação: Manuel Tavares Gomes; co-orientação: Valdemar RodriguesA Educação Ambiental emerge nos dias atuais frente à crise civilizatória contemporânea, como elemento estruturador do paradigma ‘ecocêntrico’, em contraposição ao paradigma ‘antropocêntrico’ - contribuinte e promotor do desgaste ambiental do planeta. A construção de uma cultura ética na contemporaneidade parece ser o principal caminho rumo ao novo paradigma onde relações harmônicas precisam coexistir, em vez de embates com os sistemas naturais. Neste contexto, a escola inscreve-se como espaço apropriado para formação ética capaz de participar desta transposição. Frente ao que foi posto, inquietou-nos verificar na Escola de Referência do Ensino Médio Barão de Exu, localizada no município de Exu – Pernambuco: _ que coerência existe entre as práticas docentes e os princípios orientadores para uma Educação Ambiental e quais os impactos na população escolar? Partindo dessa questão analisou-se a coerência entre práticas pedagógicas e princípios orientadores para uma Educação Ambiental e seus impactos na população escolar tomando como principais referências - Cascino (2003); Gadotti (2005, 2012); Dentz (2006); Silva (2008); Reigota (2007); Lencastre (2006, 2010) e Brasil/PCN(1998,2008). O trajeto metodológico trilhado pela investigação aponta-a como pesquisa fundamental, de cunho quali-quantitativo, descritiva, que transita entre estudo de caso e abordagem participante. Os instrumentos utilizados para coleta de dados constaram de: entrevista com professores, questionário aplicado a duzentos alunos, pesquisa participante, e análise documental. Os dados coletados foram analisados com técnicas quantitativas e análise de conteúdo. Os resultados a posteriori apontam coerência entre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e os princípios orientadores para Educação Ambiental com impacto positivo na formação da consciência ética. Mostra limites da formação continuada dos professores e assinala possibilidades para novas investigações sobre papel da EA na proposta do Programa Integral para Ensino Médio de Pernambuco.Environmental Education emerges through present days in the face of the contemporary civilizational crisis as structuring element of “ecocentric” paradigm opposed at the “anthropocentric” paradigm – contributor and promoter of environmental degradation of the planet. The beginning of an ethical culture in contemporary time seems to be the main path direction to the new paradigm where harmonic relationships need to coexist rather than clashes with natural systems. In this context the school appears as suitable space for ethical upbringing can participate in this transposition. In relation to what was already said, disturbed us check in School of Reference in Secondary Education Barão Exu located on Exu town – Pernambuco: _ Which does consistency exist between the teaching practices and the leader principles for environmental education and which are impacts in the students? From this question was analyzed the consistency between the educational practices and the leader principles for environmental education as well as its impacts in the students taking as main references – Cascino (2003); Gadotti (2005, 2012);Dentz (2006), Silva (2008); Rigota (2007), Lancaster (2006, 2010), and Brazil / NCP (1998.2008). The methodological path created by the investigation points like fundamental research, qualitative and quantitative in nature, descriptive, transiting between case study and participant approach. The instruments used to collect data were: interviews with teachers, questionnaire administered to two hundred students, and analysis of documents. The collected data were analyzed using quantitative techniques and content analysis. The results obtained by means of experiments indicate the existence of coherence between teaching practices development in the school and the leader principles for Environmental Education with positive impacts in the upbringing of the environmental awareness. Showing the limits of the continued awareness of the teachers and mentioning possibilities to new investigations about the role of the EA in the suggestion of the Integral Program to Secondary Education from Pernambuco.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO AMBIENTALSUSTENTABILIDADEBRASILPERNAMBUCOEDUCATIONENVIRONMENTAL EDUCATIONSUSTAINABILITYBRAZILESCOLASSCHOOLSMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEducação ambiental: um estudo sobre a coerência entre práticas pedagógicas e princípios orientadores e seus impactos na população escolarmasterThesis