Sousa, Óscar Conceição de, orient.Costa, Elen Kretly Pretel Busto Dias da2014-07-102014-07-102014http://hdl.handle.net/10437/5223Orientação: Óscar Conceição de SousaO presente relatório de investigação partiu de uma preocupação levantada no estágio realizado, numa turma do 8º ano do 3º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tem como base uma experiência de investigação-ação, cujo objetivo principal é analisar se as atividades que estimulam o “pensamento reflexivo” melhoram os níveis de atenção, participação e rendimento nas aulas de Educação Visual. A metodologia da investigação será orientada para a melhoria da prática pedagógica de modo a tentar resolver problemas de indisciplina, potenciar a participação da turma nas atividades de ensinoaprendizagem e contribuir para construção de um ambiente mais calmo e produtivo. De certa forma pretendo resignificar o conceito de “experiência reflexiva” invocado por Dewey (1953, 1959) estabelecendo uma relação entre o ato de pensar, e a gestão do comportamento na sala de aula, permitindo que os alunos desenvolvam um pensamento crítico sobre a importância do “saber estar” (Delors, 1996).This investigation report started from a concern raised on an internship I did, on an 8th grade class, as part of a Master’s Degree in Visual Arts Teaching for the 3rd Cycle of Basic Education. It’s based on an experience of action research whose main objective is to analyze if the activities that influence “reflective thought” improve the levels of attention, participation and performance in visual education. The investigation methodology will be oriented towards the improvement of the pedagogical practice to attempt to solve problems related to indiscipline, increase the participation of the class on learning-teaching activities and contribute to the creation of a calm and productive environment. In a way I intend to search for the concept of “reflective experience” invoked by Dewey (1953, 1959) by establishing a relationship between the act of thinking and the management of behavior in the class room, allowing the students to develop critical thinking about the importance of “learning to be” (Delors, 1996).application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃO VISUALPRÁTICAS PEDAGÓGICASENSINO DE ARTES VISUAISATENÇÃOVISUAL EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESVISUAL ARTS TEACHINGATTENTIONDEWEY, JOHNRENDIMENTO ESCOLARACADEMIC ACHIEVEMENTMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOA experiência reflexiva e o comportamento nas aulas de Educação Visual: ‘Projeto Geojogo’: uma investigação-ação no 8º ano de escolaridademasterThesis201269465