Sanches, Isabel Rodrigues, orient.Nether, Liliane Tostes Mendes2020-12-112020-12-112020http://hdl.handle.net/10437/11523Orientação: Isabel Rodrigues Sanches FonsecaO presente estudo decorre no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Educação Especial, que tem como tema principal: A Educação para todos e com todos: operacionalização do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM) em uma sala de Jardim de Infância. Esse estudo buscou compreender como a educadora de Jardim de Infância desenvolve a sua prática pedagógica de acordo com o modelo pedagógico do MEM. Realizou-se esse estudo em um colégio situado na cidade de Lisboa, onde a educadora de infância norteia a sua prática pedagógica de acordo com os princípios do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Utilizou-se nessa investigação a pesquisa de natureza qualitativa (entrevista semiestruturada à educadora) e a observação (não participante), num contexto de sala de aula.O estudo na sala de aula observada, revelou que o modelo pedagógico do MEM, operacionaliza-se a partir da organização da sala, do espaço, do tempo, dos instrumentos de pilotagem e de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino da Educação Pré-escolar (OCEPE). O trabalho desenvolvido pela educadora com as crianças é realizado de forma cooperada e democrática, onde todas as crianças têm vez e voz, efetivando assim uma educação para todos e com todos e mostrando que a formação para a cidadania começa na infância.O presente estudo decorre no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Educação Especial, que tem como tema principal: A Educação para todos e com todos: operacionalização do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM) em uma sala de Jardim de Infância. Esse estudo buscou compreender como a educadora de Jardim de Infância desenvolve a sua prática pedagógica de acordo com o modelo pedagógico do MEM. Realizou-se esse estudo em um colégio situado na cidade de Lisboa, onde a educadora de infância norteia a sua prática pedagógica de acordo com os princípios do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Utilizou-se nessa investigação a pesquisa de natureza qualitativa (entrevista semiestruturada à educadora) e a observação (não participante), num contexto de sala de aula.O estudo na sala de aula observada, revelou que o modelo pedagógico do MEM, operacionaliza-se a partir da organização da sala, do espaço, do tempo, dos instrumentos de pilotagem e de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino da Educação Pré-escolar (OCEPE). O trabalho desenvolvido pela educadora com as crianças é realizado de forma cooperada e democrática, onde todas as crianças têm vez e voz, efetivando assim uma educação para todos e com todos e mostrando que a formação para a cidadania começa na infância.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOJARDINS DE INFÂNCIACOOPERAÇÃOPROGRAMAS DE ENSINOORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAROCEPEEDUCATIONNURSERY SCHOOLSCOOPERATIONSYLLABUSA Educação para todos e com todos: operacionalização do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna em uma sala de Jardim de InfânciamasterThesis202539482