Longo, João José Rolo2015-09-042015-09-0420152182-2379http://hdl.handle.net/10437/6649Este artigo incide nas representações dos docentes sobre as dificuldades percebidas | sentidas pelos estudantes em ensino clínico. Trata-se do resultado parcial de um estudo em processo de construção, realizado no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação na área da Formação de Professores. Através desta pesquisa pretende-se compreender o efeito formativo da prática em contexto de trabalho no plano das aquisições, desenvolvimento de conhecimentos e competências profissionais e, ainda, na construção identitária docente e discente. Enquadra-se na área da formação inicial em enfermagem, mais especificamente na sua componente prática, e tem como interesse responder à questão: quais as principais dificuldades sentidas pelos estudantes em contexto de trabalho na formação inicial em enfermagem? E ao objetivo: compreender em que medida essas dificuldades podem ser condicionantes das aprendizagens e do desenvolvimento pessoal e profissional do estudante. Trata-se de um estudo que assenta numa abordagem qualitativa de natureza interpretativa e descritiva e interpretativa. A amostra é intencional, composta por sessenta e oito professores de treze Escolas Superiores de Enfermagem | Saúde de Portugal Continental. A recolha de dados foi efetuada através da técnica de focus group, e a análise dos mesmos foi executada com recurso à análise de conteúdo temática segundo Bardin[1]. Os resultados evidenciaram, segundo a perspetiva docente, que as dificuldades sentidas pelos estudantes se polarizam em torno de seis principais categorias: choque da realidade; interação com o supervisor clínico; o próprio processo formativo; interação com o professor; interação com o utente | família e, ainda, interação com a equipa de enfermagem.This article focuses on representations of teachers about the difficulties perceived or felt by students in clinical training. This is the partial result of a study in construction process, carried out under the PhD in Educational Sciences in the area of Teacher Education. This research aims to understand the formative effect of the practice in the workplace in terms of knowledge acquisitions, development of professional knowledge and skills, and also in identity construction of teachers and students. This study is framed in the area of initial teacher education in nursing, more specifically in its practical component, and it is designed to answer the question: what are the main difficulties encountered by students in the workplace in initial nursing education? And the goal: to understand to what extent these difficulties can be constraints of learning and personal and professional development of the student. This is a study based on a qualitative approach of descriptive and interpretative nature. The sample is intentional, consisting of sixty-eight teachers of thirteen Nursing / Health High Schools in Portugal. Data collection was carried out through focus group, and their examination was performed using the thematic content analysis according to Bardin[1]. The results show, according to the teaching perspective, that the difficulties experienced by students are polarized around six main categories: the reality shock; interact with the medical monitor; the self training process; interaction with the teacher; interaction with the patient / family, and also interaction with the nursing staff.application/pdfengopenAccessENFERMAGEMNURSINGENSINO DA ENFERMAGEMNURSING TEACHINGESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSCOLLEGE STUDENTSPROFESSORES UNIVERSITÁRIOSPROFESSORSDificuldades dos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem no ensino clínico - perspectivas docentesDifficulties of bachelor of nursing students in clinical practice - teacher's perspectivesarticle