Cunha, Licínio2006Cunha , L 2006 , ' Turismo de saúde – conceitos e mercados ' , Default journal .1646-3730Revista Lusófona de Humanidades e TecnologiasO alargamento da Base Motivacional das viagens tem provocado o nascimento de novas formas de Turismo, que, muitas vezes, colidem ou se entrecruzam com outras já existentes dando origem a situações de conflito. Está neste caso a recente explosão dos chamados «Spas» que, aparentemente, invadem o campo das actividades seculares que, mediante a utilização de recursos naturais, respondem a necessidades de saúde (termalismo, talassoterapia e climatismo). O presente artigo procura identificar as várias componentes dum ramo emergente de negócios turísticos que têm uma base fundamental comum : a saúde e o bem estar físico e mental. Na tentativa de abarcar uma realidade nascente muito diversificada sugere-se uma definição de Turismo de Saúde como conceito aglutinador.application/pdfporopenAccessTURISMOTURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTARTERMALISMOEDUCAÇÃOTOURISMHEALTH AND WELLNESS TOURISMHYDROTHERAPYEDUCATIONTurismo de saúde – conceitos e mercadosarticle