Moura, Ana Maria de Abreu eRibeiro, Verónica Paula LimaMonteiro, Sónia Maria da Silva2017-06-062017-06-062017ISSN 1647-1989http://hdl.handle.net/10437/8030Ser socialmente responsável tornou-se um compromisso que atualmente tem vindo a integrar a estratégia das organizações, quer privadas, quer públicas. Este comportamento não se limita ao cumprimento de todas as imposições legais, mas implica ir mais além dessas obrigações sendo, portanto um comportamento voluntário. Os relatórios e contas anuais e os relatórios de sustentabilidade representam a forma mais usual de divulgar a informação sobre responsabilidade social. Todavia, o recurso à internet como meio de divulgação tem sofrido um incremento significativo em organizações do sector público. A evidência empírica tem demonstrado que o uso complementar das Teorias Institucional e da Legitimidade pode fornecer uma estrutura teórica global para explicar o fenómeno da divulgação de informação sobre responsabilidade social. Assim, em resposta a pressões do meio envolvente, as organizações adotam determinadas práticas de divulgação de informação sobre RS, para, desse modo, procurar legitimar-se perante a sociedade. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem teórica do tema da divulgação de informação sobre responsabilidade social no âmbito do setor público,debruçando-nos sobre as principais formas de veicular este tipo de informação e sobre as principais teorias explicativas exploradas na literatura empírica sobre o tema.application/pdfporopenAccessRESPONSABILIDADE SOCIALSOCIAL RESPONSIBILITYSETOR PÚBLICOPUBLIC SECTORA responsabilidade social no setor público: uma perspetiva teórica sobre a divulgação de informaçãoarticle