Lehmann, Lucia M.S.Parreira, Artur2019Lehmann , L M S & Parreira , A 2019 , ' Instrumentos inovadores de aprendizagem: uma experiência com o WhatsApp ' , Revista Lusófona de Educação , vol. 43 , no. 43 , pp. 75 - 89 . https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle43.051646-401XRevista Lusófona de EducaçãoParte-se do reconhecimento de que as dinâmicas atuais da comunicação do conhecimento sofrem o impacto de diferentes inovações tecnológicas; estas usam variados suportes que transformam os modos de expressão: novos tipos de linguagem, recursos disponibilizados num único aparelho ou programa. Isso impeliu a Universidade a promover mudanças no modo de ensinar, aprender e conviver, para se aproximar das demandas do tempo presente. Esta pesquisa foi realizada na UFF (RJ-Brasil) com alunos de Pedagogia e outras licenciaturas. Desenvolve- -se como pesquisa-ação, com foco na avaliação do uso do aplicativo WhathApp, como ferramenta de ensino-aprendizagem. Questões:em que medida o WhathApp torna o ensino mais motivador? Que fatores aumentam essa motivação? Este procedimento fomenta hábitos de estudo profundo, ou induz apenas hábitos de estudo estratégico ou superficial? Foram criados grupos no WhatsApp, por escolha dos próprios alunos. Todo o material didático é colocado à disposição dos grupos no aplicativo; o contacto extra-aula entre aluno e professor, pelo WhatsApp, é livre. O professor e o aluno monitor participam ativamente no grupo de aprendizagem; os questionários aplicados foram construídos para coletar dados que permitam responder às questões da pesquisa; as sessões de grupo focal visaram aprofundar os fenómenos observados. O tratamento dos dados é quantitativo e qualitativo; as respostas já analisadas respondem positivamente às questões que nortearam a pesquisa.The study begins with the recognition that the current dynamics of knowledge communication are impacted by different technological innovations; several media are used that transform the modes of expression: new types of language, resources made available in a single device or program. This has prompted the University to promote changes in the way of teaching, learning and living together to meet present time demands. The research was conducted at UFF (RJ- Brazil) with Pedagogy and other undergraduate students. It was developed as action research, focused on the evaluation of the use of WhatsApp, as a learning tool, by students and teachers. Questions: To what extent does WhatsApp make teaching more motivating? What factors increase motivation? Does this procedure encourage deep study habits or strategic and superficial only? Research procedures: at first, groups were created in WhatsApp, by choice of the students themselves. All the didactic material was made available to groups in the application; the extra-class contact between student and teacher, through WhatsApp was free. Teacher and student monitor participate actively in the learning group; the questionnaires were designed to collect data to answer the research questions; the focus group sessions aim to deepen and better understand the observed phenomena. The treatment of the data is quantitative and qualitative; the answers already analyzed respond positively to the questions that guided the research.poropenAccessEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMREDES SOCIAISINOVAÇÃO TECNOLÓGICAENSINO SUPERIORPROGRAMAS DE CONVERSAÇÃOWHATSAPPEDUCATIONLEARNINGTECHNOLOGICAL INNOVATIONSOCIAL NETWORKSHIGHER EDUCATIONCHAT PROGRAMSSDG 17 - Partnerships for the GoalsInstrumentos inovadores de aprendizagem: uma experiência com o WhatsAppInovative tools for learning: An experience with whatsapparticlehttps://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle43.05https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-85069637362&origin=inward