Almeida, José Luis Vieira deGrubisich, Teresa Maria2011-11-042011-11-0420111646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1468Revista Lusófona de EducaçãoNeste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende- se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.In this paper it is argued, the dialectical mediation focus, the relation between teaching and learning and their effects in the classroom. This essay aims to contribute to some misconceptions about this relation are resolved and for teachers to better understand what teaching is, what learning is, what kind of relation exists between both of them and what the teacher role is about these processes, which involve philosophical bases that should be known and understood by teachers.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONENSINOTEACHINGAPRENDIZAGEMLEARNINGO ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialéticaarticle