Cabral, Joana, orient.Monteiro, Abigail Dias2022-10-172022-10-172022http://hdl.handle.net/10437/13129Orientação: Joana Maria Barreto Ramos de Almeida Cabral.A maior parte dos modelos e práticas psicológicas são eurocentradas o que compromete a intervenção com grupos racialmente diversos. Apesar da atenção concetual e empírica sobre as competências multiculturais, a perceção e in/satisfação dos clientes racializados sobre a qualidade das intervenções, é um tópico pouco estudado. Esta revisão sistemática pretende: (i) analisar a experiência de clientes racializados e as suas perceções sobre qualidade das intervenções terapêuticas; (ii) explorar o papel das competências culturais do psicólogo e as competências mais valorizadas pelos clientes racializados. Foram extraídos um total de 199 artigos de quatro bases de dados (Psycoinfo, Web of Science, Pub-Med e B On) entre janeiro de 2010 e novembro de 2021. Doze artigos cumpriram os critérios de inclusão. Os resultados indicam que a experiência de microagressões é muito comum quando as pessoas racializados procuram serviços de saúde mental. A insatisfação com as intervenções surge associada a juízos de valor e preconceitos e ao desconforto ou evitamento das questões culturais. Clientes satisfeitos sublinham a importância da empatia, da flexibilidade, da humildade e conforto cultural. Discute-se a importância de intervenções culturalmente responsivas e do treino de psicólogos culturalmente competentes.Most models and practices psychological theories and practices are typically Eurocentric, which compromises intervention with racially diverse groups. The perception and dissatisfaction of racialized clients about the quality of interventions is still scarcely studied. This systematic review aims to: (i) analyze the experience of racialized groups and their perceptions about the quality of therapeutic interventions; (ii) explore the role of the psychologist's cultural skills and the skills most valued by racialized clients. A total of 199 articles were extracted from four databases (Psycoinfo, Web of Science, Pub-Med and B On) between January 2010 and November 2021. Twelve articles met the inclusion criteria. The results indicate that the experience of microaggressions is very common when racialized people seek mental health services. Dissatisfaction with interventions is associated with value judgments and prejudices and therapist’s discomfort or avoidance of cultural issues. Satisfied customers underline the importance of empathy, flexibility, humility, and cultural comfort. The importance of culturally responsive interventions and the training of culturally competent psychologists is discussed.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM PSICOLOGIA DA JUSTIÇAPSICOLOGIACOMPETÊNCIAS CULTURAISMULTICULTURALISMORELAÇÃO TERAPÊUTICAPSYCHOLOGYCULTURAL COMPETENCESMULTICULTURALISMTHERAPEUTIC RELATIONSHIPCompetência multicultural e a experiência de clientes racializados : uma revisão sistemáticamasterThesis203054784