Sequeira, João Menezes de2007Sequeira, J M D 2007, 'A concepção arquitectónica como processo: o exemplo de Christopher Alexander', Revista Lusófona de Arquitectura e Educação.1646-6756Revista Lusófona de Arquitectura e EducaçãoComeçam a surgir indícios de que se procura uma substituição da capacidade criativa humana pela programação de processos passíveis de uma automatização informática. Utilizamos o exemplo da obra de Christopher Alexander e advogamos que a concepção arquitectónica proposta por aquele arquitecto é, desde o início, a construção de uma linguagem de estrutura formal funcionalista, por isso programável e algorítmica, cuja discriminação varia da, função focada sobre a concepção do objecto (produção-exigências) para a função focada sobre o sujeito (fruiçãonecessidades). A estrutura de processamento daquele sistema tem origem, no conceito de “resolução de problema” ( problem solving ) e tem como objectivo, a efectiva programação daquilo que hoje é o trabalho criativo humano. Comprova-o o facto de o sistema da “pattern language” ter uma utilização cada vez maior nas investigações informáticas, desde a própria estrutura de programas evolutivos, até aos “object oriented design” ligados à investigação da Inteligência Artificial, passando pelo conceito de “Patterns”, como uma disciplina de engenharia informática para a resolução de problemas 1 . Verificámos na nossa investigação que, paradoxalmente, o mesmo sistema que procura uma libertação democrática da arquitectura – segundo o princípio, “arquitectura de todos para todos” – parece ser, no actual contexto histórico ocidental, um dos sistemas capazes de limitar a Arquitectura, através de um processamento algorítmico de concepção que visa a manipulação de modelos formais preestabelecidos – não obrigatoriamente estáticos – numa “performance” funcional.There are indications that it is sought a substitution of the human creative capacity by the informatics programming of processes. We use the example of Christopher Alexander’s work and we pled that the architectural design, proposed by that architect, is, since the beginning, the construction of a language with a formal and functional structure and, therefore, programmable and algorithmic. Language whose substance varies from the function, focused in the design of the object (production) to the function, focused in the person (fruition). Despite not being Christopher Alexander’s explicit intension, we considered that the variation of perspective, didn’t alter in anything, the idea of architectural design as a functional processing, because it was not accompanied of an objective alteration of the processing structure, whose origin is the “problem solving” and whose objectives were an effective programming of what is the creative human work. The increase of the “patterns systems” in the investigation of the “object oriented design” in software programming proves it. We verified, paradoxically, that the same system that seeks a democratic liberation of architecture, according to the principle, “architecture of all and for all”, seems to be, in the actual western historical context, one of the systems capable of limiting Architecture, through an algorithmic processing of conception that manipulates formal models, preset in a “good functional performance.”application/pdfporopenAccessARQUITETURAALEXANDER, CHRISTOPHERPROJETOS ARQUITETÓNICOSPROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESLINGUAGEM ARQUITETÓNICAESTÉTICAIMAGINAÇÃOARCHITECTUREARCHITECTURE PROJECTSCOMPUTER PROGRAMMINGLANGUAGE OF ARCHITECTUREAESTHETICSIMAGINATIONA concepção arquitectónica como processo: o exemplo de Christopher Alexanderarticle